Web Statistics
26 maio 2011

INSATISFAÇÃO

Salam Waleikum,

Olá pessoal sabe quando você está meio perdida sobre o que almejar?? Pois é estou assim, sei exatamente o que não quero mas ainda não tenho certo o que quero! Então, minhas orações/duás têm sido nesse sentido :"Allah, estou tão perdida, guie meus passos meus caminhos, entrego minha  vida a Ti, faça o que for melhor porque nem sei mais o que pedir.."

Realmente, sempre gostei de planos, de pensar a vida a longo prazo  blá, blá, blá, mas ultimamente estou sem saber o que fazer, o que pedir! Peços todos os dias para Allah, louvado seja, me manter na senda reta que é o Islam. A única coisa que tenho certeza nessa vida é que sou muçulmana!Certeza de minha vida e minha morte pertencem a Allah, louvado seja. Mas o futuro, os planos, quem me conhece sabe o quanto sou de fazer planos e planos. Mas acho que o momento é esse, parar e deixar Deus direcionar.
Estou infeliz com minha profissão, estou infeliz na cidade em que moro. Queria mudar tudo e muito rápido rsrsrs. Sei que tudo tem um tempo por isso parei de pedir o que quero e comecei a pedir para Allah swt, fazer o que for melhor pra mim!!!


Hoje estou assim, querendo ir para não sei aonde, fazer o que não sei bem o quê.....Mas ao mesmo tempo, sei que isso é somente uma fase que Alalh swt, é o dono do tempo, das coisas e da nossa vida. Então, vou louvá-lo cada vez mais e esquecer um pouco minha INSATISFAÇÃO.




Allah Hafiz,
Sahira


23 maio 2011

Mais uma blogueira

Salam Waleikum,
Olá pessoal estou passando aqui bem rapidinho para convidar a todos para conhecer o mais novo blog que acabou de nascer  hehehehe.



É o blog da querida irmã e amiga Vanessa : A vida no Islam . Tenho certeza que vocês vão gostar de conhecer a história da Vanessa!!

Querida seja muito bem vinda!!!

Allah Hafiz,

Sahira


20 maio 2011

SELINHOS...QUE MARAVILHA!!! Retratação.

Salam Waleikum,

Gente sou realmente soninho!!! No blog anterior postei sobre os selinhos marivolhosos que recebi da irmã e amiga Hana do blog Muslimah Fashion. Pois é,  a empolgação foi tanta e  ainda o fato de ter acordado às 4:30 da manhã, coloquei  o endereço eletrônico dos blogs indicados ao invés de seus respectivos nomes. Peço que me perdoem pela gafe!!!

Blogs Indicados:
1-      Always in Love;
4-      Filha da Alvorada;
5-      Gohar e Eu;
6-      Ideias de uma Aisha;

Pronto, agora ficou bem melhor!!!!

Salam, : )

Sahira


SELINHOS...QUE MARAVILHA!!!

Salam Waleikon,

Pessoal, ontem fui dormir super cedo e deixei o pc ligado porque a intenção era tirar um cochilinho e voltar mais tarde. Mas que nada umas 4:30 da manhã acordo e venho desligar o computador.. Eis a grande surpresa fui indicada para dois selinhos fofíssimos! 

Sim!!! DOIS  SELINHOS pela  querida amiga  Hana do blog http://muslimahfashionn.blogspot.com. Trata-se de um blog maravilhoso que amo, sigo e leio todos os dias. Para quem não conhece está perdendo uma grande oportunidade de se inspirar e ficar ainda mais bonita: dicas de saúde, cuidados, beleza e muito mais sempre direcionando para a harmonia, o fashion sem deixar de lado a modéstia.  

São os primeiros SELINHOS que ganho e em dose dupla. Selinhos são sempre bem vindos porque é uma expressão de carinho entre blogueiras.

Regras do selinhos:


1-      Exibir a imagem do prêmio;
2-      Poste o link do blog que te premiou;
3-      Publique as regras;
4-      Indique 10 blogs para receberem;
5-      Avise os indicados.

1° Selinho:


 2° Selinho:

Este momento é super  difícil porque gosto de todos os blogs que sigo mas regras são regras. Os blogs indicados são:

Pessoal espero que gostem!!!

Salam,
            Sahira


17 maio 2011

Dei o primeiro passo...


ALLAH

Salam Waleikum,

Ontem, estava meio nervosa, desapontada por conta do telefonema que recebi da igreja! Fiquei super mal por ainda não ter contado à família sobre minha reversão.

Desde quando comecei a me interessar pelo Islam, isto a um ano e meio, muitas vezes escondi as coisas: os livros, minhas leituras, os sites de pesquisa e quando estava ouvindo um ensinamento, ou as suratas que tenho baixadas no meu pc, era só alguém se aproximar para gelar meu estômago e eu me perder toda como se estivesse fazendo algo muito errado hehehe.

Coisas de gente esquisita, sei disso! Depois que me reverti fui tomada de grande alegria, me lembrava o tempo toda, sou muçulmana, ficava o dia todo me dizendo isso, para não esquecer algumas coisas, como comer carne de porco, ou  beber bebida alcoólica, hoje em dia até sorvetes têm alcóol, passas ao rum era um dos meus favoritos rsrsrs!

Hoje é mais tranquilo, já lido bem com isso e não fico ansiosa com medo de me esquecer. Ao mesmo tempo que me sentia extremamente feliz, também me senti muitas vezes uma estranha na minha própria casa, com minha família. Tal sentimento porque eles já não sabem quem eu sou, em que acredito, o porquê da minha escolha etc. Este sentimento de estranhamento tenho algumas vezes e ainda me deixa triste.

Mas o que vim dividir com vocês hoje é algo muito bom!!! Hoje, acordei tão forte e decidida, desde o momento que acordei liguei meu computador, coloquei as suratas para eu ouvir e também ensinamentos islâmicos: os primeiros profetas, os milagres do Alcorão,  a piedade no Islam, a boa conduta e vários outros ensinamentos que tenho gravado em meu pc.

Já comentei com vocês sobre isso em outros posts, a grande diferença é que hoje deixei o som alto, abri a porta do quarto e fiquei ouvindo de outros cômodos, da cozinha enquanto estava fazendo o almoço, da varanda, enquanto passava uma roupa para sair...

Quero dizer que hoje venci uma etapa. Minha mãe e minha irmã estavam em casa e sei que ouviram boa parte dos ensinamentos! Elas estavam prestando atenção percebi isso em vários momentos, mas ao mesmo tempo quiseram dar ao entender que não estavam ouvindo.
Estou agora provocando para que as perguntas venham....rsrsrsr.
Porém, silêncio geral, ninguém mais me pergunta nada, nadinha...
Acho que não perguntam porque já sabem a  resposta!

Já que não sei como dizer, vou tentar falando por meio de minhas ações. Inshallah que as perguntas venham logo!!!

"Aceito Allah como Senhor, Islam como religião, e Muhammad, que a Paz e a Benção de Allah estejam com ele, como profeta".



Que Allah, louvado seja, me ajude continuar firme nesta estratégia!
Allah Hafiz,
                         Sahira


15 maio 2011

Nessas horas não sei o que dizer :(

Salam Waleikon,

Pessoal, antes da minha reversão para o Islam eu participava de  um ministério da Igreja em que frequentava. Sim, o ministério de ensino! Parece que mais que tente desvincular-me o ensino/educação estão sempre no meu caminho.

Então, como disse a vocês, um ano e meio comecei meu estudo no Islam, então não conseguia mais ir à Igreja, participar como antes...Sou meio esquisita, pensava que estaria enganando, mentindo porque antes de fazer a Shahada (testemunho de fé) já me sentia muçulmana em todos os sentidos. Aí é sempre aquele dilema, pastor me ligando e eu criando desculpas ( sei que isso não era o melhor, mas ficava sempre sem jeito). Estava realmente trabalhando muito ( os três períodos ) e alguns sábados. Mas tempo a gente pode arrumar, eu bem sei isso! A questão é pastor me ligando, o pessoal da igreja querendo marcar um horário para conversar comigo, emails etc. Eu sempre procurava explicar que estava sem tempo, que não estava mais no Ministério, que já estaria até participando de outra igreja aqui....difícil demais. Quando acho que tudo está resolvido, 5 minutos atrás recebo um telefone de alguém da igreja, eu não a conheço, me dizendo que eu faço parte do grupo dela  para reuniões de ensino! Aí minha cabeça fica cheia de interrogações. Como vou falar? Quando??? Para quem primeiro?? Como abordarei??
                             

Aí me sinto tão mal, porque minha vontade é dizer! AGORA SOU MUÇULMANA!  Mas minha coragem não perdura nem por meio segundo...Como posso dizer aos outros o que ainda não disse à familia??

Sou uma manteiga derretida, quem me conhece sabe bem disso. Aí me sinto culpada, meus olhos lacrimejam...ai ai!

Às vezes chego a pensar que quem complica as coisas sou eu!! Por que nós mulheres ( algumas pelo menos) são tão complicadas??? Em muitas situações sou muuuuuuito decidida...Mas neste caso são muitas pessoas envolvidas  (quem mandou ter família grande?) rsrsr


                                AGORA EU SOU MUÇULMANA!!! 

Gente, ultimamente esta frase parou na minha garganta!!!! Qualquer dia desses sai sem eu pensar ou esperar!!!

Desabafei!!!

Salam,

                                             Sahira




14 maio 2011

Desculpas

Pessoal, como aconteceu em alguns blogs que acompanho, por conta daquele período que o blog ficou fora do ar, nao sei exatamente apara qual finalidade, alguns comentários simplesmente desapareceram! Peço desculpas se acaso não encontrarem os comentários de vcs por aqui...

Até mais,
Sahira


11 maio 2011

É preciso ser cautelosa

Salam Aleikon,
                                           
                                                          O que é o Islam
                                                            Fé. Humanidade. Paz

No último post tentei expressar um pouco da minha rotina  familiar como new muslimah. Gostaria de agradecer o apoio de vocês, os conselhos, as palavras  de carinho e acolhida. Estou optando por ir aos poucos, acho que  será o mais prudente, considerando minha familia.

Isto porque quero criar neles uma empatia pelo Islam. Então, vou procurar  não ser radical,  não brigar para consquistar meu direito de opção, porque agindo assim minha família poderá pensar que o Islam é isso: pessoas briguentas, que não respeitam a família  ou que estou sofrendo a influência da mídia etc....Que Allah (S.w.t) me ajude sempre transmitir uma imagem verdadeira do Islam: uma religião que nos ensina respeitar a família,  a ser gentil com todos, que  nos ensina a sermos equilabrados ....Sempre fui uma filha obediente, nunca gostei de brigas, então se começar a me impor radicalmente, minha família poderá pensar mal do Islam e essa é a última coisa que quero.

Desde ontem comecei a ler o livro " A mulher no Islam" de Sherif Abdel Azim, trata-se de uma obra curta mas que não deixa nada a desejar no quesito profundidade. Esse livro é muito bom, recomendo a todos. Principalmente os não muçulmanos que leêm o blog e tem ainda aquela visão distorcida que o Islam oprime as mulheres! Este livro está sobre as minhas coisas, cama, escrivaninha ahahha... Logo, minha família já percebeu o que estou lendo.

Hoje, estava super cansada, deitei na cama para tirar um cochilo com o computador estava ligado porque  estava ouvindo uma palestra sobre "Boa Conduta", isto é, como o muçulmano deve agir em toda área de sua vida. Minha mãe veio até meu quarto,  estava procurando alguma coisa, não sei exato o que era. Ela ficou um tempo, suficiente para ouvir um pouco dos ensinamentos.  Não me disse nada!

Mas quero me apronfudar mais nos conhecimentos da religião, para eu ter argumentos quando começarem a me questionar. Tenho certeza que assim que aparecer um outro fato relacionado ao Islam na mídia os questionamentos voltarão. Aí é o momento de eu estar armada, de conhecimentos sobre o Islam, para poder justificar e defender minha escolha, minha religião.


Pessoal, é isso aí!! Que Allah (S.w.t) abençoe a cada um! Mais uma vez obrigada pelo carinho de todos que passam por aqui!

                                                     Allah Hafiz,
                                                                                                                  : ) Sahira


10 maio 2011

Contar ou não contar. Eis a questão!


Salam Aleikon,

Como vocês sabem eu me reverti ao Islam a pouco mais de três meses  e minha família ainda não sabe. Muitos momentos já tive vontade de contar, já ensaiei isso inúmeras vezes, mas sempre desisto.

Primeiro, escondia os livros sobre o Islam que recebi na Mesquita, que fica na cidade vizinha, até que um dia minha irmã não sei  o porquê mexendo nas minhas coisas encontrou um deles: um que ensina sobre a ablução e como fazer as orações. Penso que ela "curiosa como é" deve ter lido e imaginado o imaginável hehehe.  Assim, quando surgiu a tragédia de Realengo, bem naqueles dias, ela chegou me questionando: "Sobre o que é aquele livro de "seita" que encontrei no seu quarto??? Você anda fazemos aquelas orações? Não anda não né?? Eu, brava, respondi "não é seita é uma religião"...e por aí ficou.

Também ouvia as suratas que baixei no meu computador escondida, bem baixinho, de portas fechadas para ninguém identificar, quando alguém se aproximava ou eu desligava ou diminuia o volume...
Minha irmã, a tal curiosa, dia desses que a gente fica no quarto rindo, conversando  (minha mãe, minha avó  e irmã gostam de vir até meu quarto, deitar na cama e ficar conversando comigo) enquanto estou no pc... Minha irmã bateu olho e logo viu  o mesmo livro e começou  a dizer pra minha mãe e avó que eu andava lendo uns livros "esquistos" aí fiz questão de ela ler em voz alta o livro. Ela leu, percebeu que não havia nada esquisito, tanto minha mãe quanto avó sabem do exagero da mana e assim ficou...

Passados mais alguns dias, estávamos todos na sala assistindo TV, lá vem minha irmã novamente comentando a morte do OSAMA e de súbito me pergunta: "E aí você é da Igreja do Pastor "ta" ou é "Islamismo"?' Respondi "sou 'islamismo'"....Silêncio geral, ela voltou a falar de Osama....

Agora, depois de todas essas situações, já ouço as suratas com a porta do quarto aberta, deixo os livros sobre o Islam bem visíveis, estrategicamente, coloquei um wallpaper  islâmico lindo como proteção de tela do meu pc... aguardando por mais questionamentos....

Adivinham! Minha irmã não me perguntou mais nada, talvez com receio da minha resposta. Ultimo domingo, ela chegou cansada veio até meu quarto  e deitou na minha cama para conversar e  tirar uma soneca. Eu estava ouvindo o Sagrado Alcorão e não baixei o volume nem nada...Percebi que ela estava prestando atenção mas quis fazer de conta que estava dormindo.

Tem dias que acordo decidida, 'na primeira oportunidade que surgir eu vou contar'. Ou a oportunidade não aparece ou eu perco a coragem....

Mas, Inshallah, mais cedo ou mais tarde eu conto de uma vez!!!!


Allah Hafiz,
Aminah Luiza


07 maio 2011

ISLAM: uma mensagem de Paz!


As-Salaam ‘Alaikum wa Rahmatul'laahi wa Barakaatuh
(Que a paz e as Bênçãos de Allah estejam convosco)

Ao contrário do que a midia e alguns sites trazem, o Islam é uma mensagem de Paz!



ISLAM= PAZ


Conheça o Islam com os muçulmanos! Não se deixe levar pela a mídia ou por àqueles que sofrem de "INTOLERÂNCIA RELIGIOSA".


Faltam poucos minutos para meia-noite! Isto é, para domingo! Desejo a todos um excelente domingo!!!

Allah Hafiz,
Aminah Luiza


06 maio 2011

Alguma Semelhança???



O Islam é a religião da Paz, Islam significa submissão a Deus e muçulmano àquele que se submete totalmente  à vontade de Deus. Com a internet, muitas pessoas estão tendo acesso ao Islam, principalmente no Ocidente. Muitos pensam ainda que o Islam é uma religião dos árabes. Não! O Islam é uma mensagem  de  Paz e Amor de Deus e é destinado a toda a humanidade. Sou muito grata à internet pois por meio dela pude conhecer o Islam, porque se dependêssemos da mídia, da nossa formação escolar, certamente nunca saberia o que é o ISLAM.

O Islam é a religião que mais cresce no mundo. Somente no Brasil é cerca de  um milhão de muçulmanos. Esse número engloba tantos os descendentes árabes (libaneses, sírios, egípcios entre outras nacionalidades) como muitos brasileiros convertidos à religião. O número de convertidos continua a crescer a cada ano que passa. Eu particularmente abribuo  esse crescimento ao contato com a religião que hoje é promovida por conta da internet...Até parece que estou fazendo apologia à internet  né??? Para nós convertidos, espalhados por todo Brasil a internet é uma ferramente indispensável porque nos possilbita conhecer sites islâmicos, nos ajuda a conhecer outros muçulmanos. Esee contato com outros muçulmanos  ajuda bastante também  a conhecer a religião, a experiência de cada um, as dificuldades ..heheh . Você aprende com irmãos que já são revertidos a muito mais tempo que vc, de certa forma a gente passa a fazer parte de uma comunidade, isto mesmo, uma comunidade virtual.
Convido a todos a conhecer o Islam!!!

Fique com  a Paz e as Bençãos de Deus!

Beijinho,
Aminah Luiza


Gente que coisinha mais cute!!!


Achei essa imagem super fofa!!! E vocês??

Beijinho,


05 maio 2011

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.


Salam Aleikon,

Gostaria de partilhar com vocês a primeira Surata do Alcorão, a qual todos muçulmanos precisam saber, ter no coração,  porque ela faz parte das nossas orações diárias!

Ela resume o desejo de todo muçulmano, isto é, que Allah (S.W.T.) nos Guie e nos Mantenha sempre na Senda Reta. O caminho seguro que leva ao paraíso.

Somente Allah (S.W.T.) pode nos manter na senda reta!!! E o Islam é a Luz que não nos deixa afastar de Allah porque é uma religião que engloba toda nossa vida!




                         SURATA 1. AL-FÁTIHA" (A ABERTURA)
Revelada em Makka; 7 versículos.

1.  Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
2.  Louvado seja Deus, Senhor do Universo,
3.  Clemente, o Misericordioso,
4.  Soberano do Dia do Juízo.
5.  Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!
6.  Guia-nos à senda reta,
7.  À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos
extraviados.

Allah hafiz,

Aminah Luiza


04 maio 2011

Novo Blog Nascendo...

Salam Aleikon pessoal,
Uma mana muito querida, lá de Recife, me convidou para colaborar, fazer parte de um projeto muito especial, pois é um super projeto. Um  blog islâmico destinado às crianças (http://kidsonislam.blogspot.com/) .  Euzinha que não sou boba nem nada, topei na mesma hora!!!

Nossa intenção é recheá-lo de atividades: joguinhos islâmicos, desenhos para colorir com imagens de mesquistas e símbolos do Islam, também estaremos possibilitando conhecimento da reiligião, incentivando a leitura do Alcorão,  estaremos produzindo posts voltados a assuntos do Islam, sobre a vida do nosso profeta ( que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre ele) e dos outros profetas também, os pilares da religião etc. Mas tudo em uma linguagem acessível e divertida que estimule nossas crianças a se interessarem e saber mais e mais sobre  o Islam. Para isso estaremos investindo no visual dos posts com personagens para chamar a atenção da garotada!!!!


Não percam porque o kids on islam é uma turminha SUPER mais SUPER  divertida, um turminha do BEM, cheia de energia que adora brincar, fazer amiguinhos e aprender como viver bem e principalmente  aprender sobre Allah...

Vejo vocês lá....


Por que não celebrar a Vida? O caso Osama!

Salam Aleikon,

Desde domingo muitos dos blogs que eu acompanho têm comentado sobre a morte do Osama Bin Laden. Uma história que está rica de desencontros e contradições, faço parte daqueles que acreditam que se trata de uma falácia, daquelas bem elaboradas para conseguir popularidade etc e tal para o governo estadunidense.

Passei pelos blogs dos amigos, deixei comentários mas optei por não fazer um post sobre o assunto aqui. Resolvi trazer celebração à vida, já que tantos estão por aí comemorando a morte de um homem que como li no post  da nida do blog In the Shade of Islam , a morte de um homem não significa a morte de uma ideia, um pensamento ou uma ideologia...

 Procurando alguma coisa nesse sentido encontrei:

"Deus traçou para os homens os caminhos do bem e alertou-os quanto as rotas do mal. Poderá o lado do mal exceder as vezes o do bem, sob a influência dos impulsos do desejo que caracteriza a natureza humana, e então a criatura humana ultrapassa os limites que não deveria, do que resulta injustiçar os seus semelhantes. E quando, muitas vezes, tirano e injustiçado partem desta vida terrena sem que haja uma sentença ressarcidora!...E quando sabemos que a Justiça Divina pressupõe que os direitos sejam assegurados... Imperioso se torna que outra vida exista, diferente desta, onde se restabeleçam os direitos das criaturas; é a outra vida a vida do Além, quando Deus ressuscitará  os mortos e se reerguerão dos seus sepulcros. A moral da Ressurreição é o julgamento. É diferenciar entre o benfeitor e o malfeitor, entre o bem e o mal... Porque não se igualam diante de Deus." http://www.islam.com.br/islam/ressurreicao.htm

 Gostaria de deixar aqui que independente de tudo que Osama tenha feito, ele merecia um julgamento. A morte dele não pode ser comemorada assim, porque como muitas teorias que rondam  o imaginário também de norte-americanos o episódio do dia 11 de setembro foi uma estratégia, uma conspriação, não sabemos!

Mas a verdade é que esse se homem se realmente estiver morto não teve direito de defesa! Não sabemos nossa sentença no dia do Juízo Final. Que Alalh nos ajude a discernir em todas as situações  o bem do mal, nos ajude a sermos JUSTOS   e nos mantenha  sempre na SENDA RETA!

Alalh Hafiz,
Aminah Luiza


03 maio 2011

Os 99 nomes de Allah : Parte Final

Salam Aleikon, neste post  estão relacionados os 99 nomes sublimes atribuídos a Allah no Alcorão com os respectivos suratas e versículos.  Ao final há um link em que poderá ser lido por completo sobre os nomes e atributos de Allah na íntegra. Trata-se de um material completo que vale a pena conferir.

1- AR-RAHMÂN     O Clementíssimo
(I: 1 e 3; II: 163; VII: 156; XVII: 110; XX: 90; XXV: 59, 60, 63 a 68; XXVII: 30; XLI: 2)
 
2 - AR-RAHÝM     O Misericordiosíssimo   (I: 1 e 3; II: 54 e 128;XXXIII: 43)
 
3 - AL-MÂLIK     O Soberano   (I: 4; XX: 114; XXIII: 116; LIX: 23;    LXII: 1; CXIV: 2)

4 - AL-QUDDWS     O Sagrado (O Augusto)   (LIX: 23; LXII: 1

5 - AS-SALÂM     Fonte de Paz   (XXXIII: 44; XXXVI: 58; LIX: 23)

6 - AL-MW'MÎN     O Guardião da Fé   (Título da Surata XXIII; LIX: 23)

7 - AL-MUHAYMÎN  O Protetor (O Zeloso)   (LIX: 23)

8 - AL-'AZI Z   O Poderoso   (II: 129; III: 62; VI: 96; XI: 66 XXVI: 68, 104, 122, 140, 159, 175, 191 e 217; LVIII: 2l; LIX: 23; LXII: 1; LXXXV: 8)

9 - AL-DJABBAR O Compulsor   (LIX: 23) 

10 - Al-MUTAKABBIR O Majestoso (O Supremo)   (VII: 13 e 146; XVI: 29; XXXIX: 60 e 72; XL: 27 35 e 76; LIX: 23)

11 - AL-KHÂLIQ O Criador   (III: 59; VI: 102; X: 3; XIII: 16; XXV: 2; XXXV: 3; XXXIX: 62; XL: 62; LIX: 24)

12 - AL-BARY O que Evolui (O Onifeitor)   (II: 54; LIX: 24)
 
13 - AL-MUSAWWIR   O Modelador   (VII: 11; LIX: 24; LXIV: 3)
 
 14 - AL-GHAFFAR O que Perdoa (O Indulgente)   (II: 173, 182, 192 (190 e 191), 218, 225, 235 (ver as seguintes), 284; III: 31; X: 107; XX: 82; XXIV: 10; XXXVIII: 66 (e 65) 


15 - AL-QAHHAR O Dominador, O Irresistibilíssimo (VI: 18 e 61; XIII: 16, XIV: 48 e 49; XXXVIII: 65; XXXIX: 4; XL: 16) 

16 - AL-WAHHAB O Doador   (III: 8; XXXVIII: 9 e 35) 

17    - AR-RAZZAQ O Provedor (o Agraciante)   (II: 22 e 60; V: 88 e 114; VI: 142; XIV: 32 e 37; XVI: 114; XXII: 58; XXVIII: 57; XXXIV: 15; XXXV: 3; XXXIX: 3; LI: 58; LXII: 11 (9 e 10)

18 - AL-FATTAH O que Abre (O Triunfante)   (VI: 59; VII: 40, 89; XXXIV: 26)

19 - AL-'ALYM  O que Tudo Sabe (O Sapiente) (II: 115, 181, 255; III: 73, 119, 154;

V: 109 e 116; VI: 73; IX: 28, 78, 94 e 105; XIII: 9; XV: 86; XXXIV: 3, 26 e 48; XXXVI: 79 e 78; LXXII: 26, 27 e 28; LXXVI: 30, 28 e 29)
20 - AL-QÂBID O Constringente, O Restringente   (II: 245; XXVIII: 82; XXIX: 62; XLII: 27)

21 - AL-BÂSIT   O que expande   (II: 245; XVII: 30; XXVIII: 82;    XXIX:62;XLII:27)
 

22 - AL-KHÂFID   O que rebaixa (O Depreciador)   (LVI: 1, 2 e 3)
 
23 - AR-RÂFI  O Exaltante   (II: 253; III: 26, 55; VI: 83; LVI: 1, 2 e 3; LVIII: 11)


24 - AL-MU'IZZ O que honra (O Glorificador)   (III: 26; IV: 139) 

25 - AL-MUDHILL O Desonrador   (III: 26; IV: 139)

26 - AS-SAMÎ’     O que tudo ouve (O Oniouvinte)   (II: 127, 137, 181, 244, 256; III: 34, 35 (e 36), 121; IV: 148; V:  76; VI: 13, 50; VII: 200; VIII: 17, 42, 53, 61; IX: 98, 103; X: 65; XI: 24; XII: 34; XIII: 16; XVII: 1; XXI: 4; XXII: 61; XXIV: 21, 60; XXIX: 5, 60; XL: 20; XLI: 36; XLII: 11)

27 - Al-BASYR O Onividente   (II: 96, 110; III: 15; V: 71; VI: 50;  VII: 103; XI: 24; XIII: 16; XVII: 1; XXII: 61;  XXXI: 28; XXXV: 19; XL: 20 e 58)

28 - AL-HAKAM  O JUIZ   (IV: 35; VI: 57 e 62; XII: 40 e 67;  XXVIII: 70; XXXIX: 46; XCV: 8)

29 - AL-'ADL   O Justo   (II: 143; LXV: 2)

30 - AL-LATYF     O Sutilíssimo, O Amabilíssimo   (VI: 103; XII: 100; XXXI: 16; XLII: 19;LXVII:14) 31 - AL-KHABÝR     O Desperto, O Onisciente, O Informadíssimo, O Sagaz (VI: 103; XI: 1; XXV: 59; XXXIV: 1;    LXVII: 14, 31) 32 - AL-HALYM     O Clementíssimo (O Tolerante)  (II: 225; III: 155;    XVI: 61; XVII: 44; XXII: 59)

33 - AL-'ADHYM     O Magnificente (O Ingente) (II: 255; XLII: 4;  LVII: 29)

34 - AL-GHAFUWR     O que tudo perdoa (O Perdoador)   (II: 173, 284; III: 129; IV: 31, 48 e 110,116; V: 18 e 40; IX: 91;    XXIV: 10; XXXV: 28; XXXIX: 53; XL: 3; XLVI:    8; XLVIII: 14; LVIII: 12; LXXIII: 20)

35 - ASH-SHAKWR     O Apreciador (O Retribuidor)   (III: 144, 145; IV: 147; XIV: 7; XVII: 19; XXXV: 30 e 34; XLII: 23;    LXIV: 17)

36 - AL- 'ALIYY     O Altíssimo   (II: 255; XIII: 9; XXII: 62; XXXI: 30; XXXIV: 23; XL: 12; XLII: 4, 51; LVIII: 11)

37 - AL-KABYR      O Maior   (XIII: 9; XVII: 111: XXII: 62; XXXI:    30; XXXIV: 23; XL: 12; XLV: 37; LXXIV: 3)

38 - AL-HAFYZ     O Preservador, O Guardião   (II: 255; XI: 57; XII: 64; XV: 9; XXXIV: 21; XXXVII: 6 e 7; XLII: 6)

39 - AL-MUQYT     O que sustenta (O Onipresente)   (IV: 85)

40 - AL-HASYB   O que reconhece (O Julgador)   (III: 173; IV: 6 e 86; VIII: 62)

41 - AD-DJALYL  O Sublime, O Majestoso   (LV: 27 e 28)

42 - AL-KARYM   O Generoso   (XXVII: 40; LXXXII: 6-7 e 8-;  XCVI: 3)

43 - AR-RAQYB    O Vigilante   (IV: 1; V: 116 e 117; XXXIII: 52)

44 - AL-MUDJYB  O que responde (O Exorável)   (II: 186; XI: 61; XXVII: 62; XL: 60)

45 - AL-WÂSI’     O que tudo abarca (O Munificente)   (II: 247, 255, 261, 268 e 269; III: 73; IV: 130; V: 54; VII: 156;    XXIV: 32; XL: 7)

46 - AL-HAKYM     O Sábio (Este atributo é adjudicado a Alláh dentro do Al-Qur’an, mais de 90 vezes) 

47 - AL-WADWD  O Amorosíssimo (O Afetuoso)   (XI: 90; LXXXV: 14) 

48 - AL-MADJYD   O Gloriosíssimo (XI: 73; LXXXV:    14 e 15)
 

49 - AL-BA'ITH     O Ressuscitador   (XVIII: 12 -10 e 11-; XXII: 17)
 

50 - ASH-SHAHYD  O Testemunha   (III: 18 e 98; IV:, 33 e 79; V: 117; X: 46; XIII: 9 e 43; XXII: 17; XXXIII: 55;    XXXIV: 47; XLI: 53; LVIII: 6; LIX: 11; LXIII: 1;    LXXXV: 9)

51 - AL-HAQQ     O Verdadeiro   (VI: 62; X:32, 82;XV,85; XVIII: 44; XXII: 6 e 62; XX: 114; XXIV: 25; XXXI: 30 e 33)

52 - AL-WAKYL   O Administrador (A Autoridade, O Confiável, O Guardião) (III: 173; IV: 81 e 132; VI: 102; XVII:    2, 3; LXXIII: 9)

53 - AL-QAWY     O Fortíssimo   (XI: 66; XXII: 40 e 74; XXXIII: 25; XLII: 19; LI: 58; LVII: 25; LVIII: 21; LIX: 23)  

54 - AL-MATYN     O Firme   (LI: 58)

55 - AL-WALYY     O Amigo Protetor   (II: 257; III: 68;V: 56; IX: 71; XIII: 11; XXX: 47;  XLI: 31; XLV: 19)

56 - AL-HAMYD     O Louvável   (II: 267; IV: 131; XI: 73; XXII: 24, 64; XXXIV: 6; XXXV: 15)

57 - AL-MÛHSY     O Calculador (Este Nome Divino não figura como tal no Al-Qur’an, mas deriva das suratas citadas)    (XXXVI: 12; LVIII: 6; LXXII: 28; LXXVIII: 29)

58 - AL-MUBDY     O Originador  (O Autor)   (XXIX: 20; XXX: 11; 27; XXXVI: 79; LXXXV: 13)
59 - AL-MU'YD     O Restaurador (O Reprodutor)   (IV: 56; XXIX: 20; XXX: 11; XXXVI: 79; LXXXV: 13)

60 - AL-MUHYY    O Doador da vida (O Vivificador)   (II: 28 e 258;    III: 156; VI: 133; VII: 29 e 158; IX: 116; XV: 23; XXII: 80; XXVI: 81; XXX: 50; XL: 68; XLI: 39;    LIII: 44; XLIV: 8;  LVII: 2)

61 - AL-MUMYT     O Criador da Morte   (II: 28, 258; III: 156; VII: 29 e 158; IX: 116; XV: 23; XXIII: 80;  XXVI: 81;    XXX: 50; XXXIX: 42; XL: 68 XLI: 39; XLIV: 8;    LIII: 44; LVII: 2)

62 - AL-HAYY     O Vivente   (II: 255; III: 2; XX: 111; XXV: 58; XL: 65)
 

63 - AL-QAYWM   O Subsistente   (II: 255; III: 2; XX: 111)

64 - AL-WÂDJID   Quem encontra (O Perfeito)   (VII: 102; XXIV: 39; XXXVIII: 44; XCIII: 6 e 8)

65 - AL-MÂDJID     O Nobre   (XI: 73; LXXXV: 14 e 15)

66 - AL-WÂHID     O Único   (II: 133, 163; IV: 171; V: 73; VI: 19;  IX: 31; XII: 39; XIII: 16; XVI: 51; XXXIX: 3)

67 - AL-AHAD     O Uno   (CXII: 1, 2, 3 e 4)      Vide AL-WÂHID (66)

68 - AS-SÂMAD   O Absoluto   (CXII: 1, 2, 3 e 4)

69 - AL-QÂDIR  O Capaz (O Todo-poderoso, O Onipotente)   (II: 20, 106, 109, 148,  165, 209, 220, 228, 240, 259,    260, 284; VI: 37 e 65; XXIII: 95; LXXVII: 23)

70 - AL-MUQTÂDIR     O Onipotente   (LIV: 42 e 55)

71 - AL-MUQÂDDIM     O que apressa (O Promovedor)   (IV: 69; VII: 34; X: 49; XV: 24; XVI: 61; XXVIII: 56; XCIV: 4)

72 - AL-MU'AKHKHIR  O que atrasa   (VI: 28; VII: 34; X: 49; XV: 24; XVI: 61)

73 - AL-ÂWWAL  O Primeiro   (LVII: 3)

74 - AL-ÂKHIR     O Último   (LVII: 3)   Vide AL-ÄWWAL (73)   

75 - AZ-ZÂHIR   O Manifesto   (VI: 120 e 151; VII: 33; XXXI: 20;    LVII: 3)  

76 - AL-BATIN   O Oculto   (VI: 120 e 151; VII: 33; XXXI: 20;    LVII: 3)
 

77 - AL-WÂLY  O Regente   (II: 107 e 120; III: 68; IV: 45 e 75; VI: 51; VII: 155; XIII: 11; XXXII: 4; XL: 19; XLV: 19)  

78 - AL-MUTA'ÂALY  O Elevadíssimo (O Sublime)   (XIII: 9)   

79 - AL-BARR     O Benevolente   (XIX: 14 e 32; LII: 28)

80 - AT-TAWWÂB      O que aceita o arrependimento (O Remissório, O Indulgente) (II: 37, 54 e 128, 160; IV: 27; IX: 104;    XI: 3, 52, 61 e 90; XIX: 60; XX: 82; XXIII: 3;    XXV: 70; XXVIII: 67; XLII: 25; XLVI: 8)

81 - AL-MUNTÂQIM  O Punidor   (III: 4; V: 95; XV: 79; XXX:  47; XXXII: 22; XLIII: 41; XLIV: 16)

82-AL-AFWW  O Absolvedor   (IV: 149; IX: 43) 
83 - AR-RA' WF     O Compassivo, O Piedoso   (II: 143, 207; III: 30; IX: 128; XXIV: 29; XLII: 27)

84 - MÂLIK-UL-MULK O Eterno possuidor de Soberania (III: 26)

85 - DHWL-JALÂLI-WA-L-IKRÂM  O Majestoso e Honorável       (LXII:1)

86-AL-MÛQSIT   O Eqüitativo   (III: 18; VII: 29; XLIX: 9) 
87 - AD-DJAMI'     O Recolhedor (O Congregador)   (III: 9; XXXIV: 26; XLII:29) 
88 - AL-GHANYY     O Opulento, O Auto-suficiente  (II: 263 e 267; VI: 133; X: 68; XIV: 8 XXII: 64; XXXI: 12, 26;    XXXV: 15; XLVII: 38; L: 6; LVII: 24; LXIV: 6)

89 - AL-MÛGHNY     O Enriquecedor   (XX: 50; XXIV: 32; LIII: 48; XCIII: 8) Vide AL-GHANYY  (88)

90 - AL-MÂNI'     O Previsor   (VI: 133)

91 - AD-DARR   O Preocupante  (V: 76; VI: 17, 42 e 71; X: 107;  XVIII: 10; XXVI:

92 – AN-NÂFI’  O Propiciador   (XXVI: 72 e 73; XL: 85) Vide AD-DARR(91)XXVI:72e73 .

93 - AN- NWR     A Luz   (IV: 174; V: 15; VII: 157; IX: 32; XXIV:    35, 36 e 40; XXXIX: 22 e 69; LXI: 8; LXIV: 8) 
94 - AL-HÂDY   O Guia   (I: 5; II: 26, 142, 213 e 272; X: 25; XIII: 27; XIV: 4; XVI: 93; XXII: 54; XXV: 31; XXXIII: 4; XXXV: 8; LXXIV: 31; LXXVI: 3; LXXXVI: 3)

95 - AL-BADÎ'     O Incomparável (O Engendrador)   (II: 117; VI:    101)

96 - AL-BÂQY     O Perpétuo (Este atributo não aparece no Al-Qur’an, mas deriva da Surata (Versículo) LV: 26 e 27)   (XX: 73; LV: 26 e 27)

97 - AL-WÂRITH     O Herdeiro Supremo   (III: 180; XV: 23; XIX: 40;  XXVIII:58;LVII:10) 
98 - AR-RASHYD     O Guia para o caminho Reto (Este Nome não está no Sagrado Al-Qur’an, mas pode-se consultar as Suratas I: 6; XI: 100 a 123, especialmente o versículo 112; XVIII: 10; XXIV: 46)

99 - AS-SABWR O Paciente   (II: 153; VIII: 46; XVI: 61 127; CIII: 3)
 

 Espero que tenham gostado! Grande abraço a todos!
         Allah Hafiz.
                                                 Aminah Luiza