Salam Waleikum wa ramatulhahi Wa barakatu,
Olá pessoal,
Ps ( Esse post está pronto desde primeiro de Dezembro, mas não tive tempo de postá-lo..).
Pessoal, a todos uma boa noite!
Allah Hafiz,
Aminah,
Olá pessoal,
O título do meu post está diretamente relacionado à temática que procurarei tratar aqui. Assim, parafraseando o francês Fançois Chesnais em sua obra "A Mundialização do Capital" é que pretendo iniciar esse post.
O primeiro capítulo do livro de Chesnais se intitula "COMO DECIFRAR PALAVRAS CARREGADAS DE IDEOLOGIA"
No post anterior comentei com vocês sobre uma atividade que teria de fazer e postar aqui no blog referente ao curso Midias na Educação, curso de formação continuada para professores, ofertado pelo MEC.
O primeiro capítulo do livro de Chesnais se intitula "COMO DECIFRAR PALAVRAS CARREGADAS DE IDEOLOGIA"
No post anterior comentei com vocês sobre uma atividade que teria de fazer e postar aqui no blog referente ao curso Midias na Educação, curso de formação continuada para professores, ofertado pelo MEC.
A aula que prepararei será relacionado ao Islamismo, sendo assim tinha a intenção de usar uma reportagem da revista Nova Escola "Como por fim à relação entre terrorismo e Islamismo" (p. 68-72, ano: XXVI, nº244- Agosto/2011). Segundo a revista, como estava se aproximando uma década do atentado de 11 de Setembro (leia-se SUPOSTO, porque faço parte das pessoas convictas de que o ataque às Torres Gêmeas foi uma farsa). Você poderá saber mais aqui nesse vídeo:
Tentei postar o vídeo, mas não consegui, sendo assim deixo o link: Loose Chage .
Tentei postar o vídeo, mas não consegui, sendo assim deixo o link: Loose Chage .
Eu não gosto da revista Nova Escola por considerá-la tendenciosa e voltada ao pensamento de uma elite: sendo assim todas as abordagens são superficiais, analisam os fenômenos apenas, sem voltarem -se para as causas, isto, a raíz dos problemas.
Mas, confesso, que quando cheguei à escola, após as férias, usando o hijab, assumindo minha religião, fiquei, sim, impressionada com a reportagem: "ufa, que coisa boa essa reportagem ", "essa discussão é realmente necessária...". Fiz uma leitura rasa somente para me inteirar do assunto e gostei do que "li": uma breve biografia sobre a vida do profeta Muhammed (que a paz e as bençãos de Deus estejam com ele), uma mapa ilustrativo sobre como ocorreu a disseminação do Islã na Arábia Saudita.... Até aí, nenhum problema.
Após essa breve apresentção da religiao, foi proposto o planejamento de uma aula sobre o Islã, com sugestões de atividades que envolviam leitura do Alcorão para os alunos até vídeos sobre as cenas do SUPOSTO ataque ao World Trade Center e reportagens e vídeos sobre os levantes populares no Egito. (Até o momento minha crítica era: usar cenas do Jornal Nacional e deixar de discutir com os alunos sobre a polêmica existente: isto é, que não houve ataque, mas sim manobras políticas dos Estados Unidos para invadir o Iraque).
Mas, confesso, que quando cheguei à escola, após as férias, usando o hijab, assumindo minha religião, fiquei, sim, impressionada com a reportagem: "ufa, que coisa boa essa reportagem ", "essa discussão é realmente necessária...". Fiz uma leitura rasa somente para me inteirar do assunto e gostei do que "li": uma breve biografia sobre a vida do profeta Muhammed (que a paz e as bençãos de Deus estejam com ele), uma mapa ilustrativo sobre como ocorreu a disseminação do Islã na Arábia Saudita.... Até aí, nenhum problema.
Após essa breve apresentção da religiao, foi proposto o planejamento de uma aula sobre o Islã, com sugestões de atividades que envolviam leitura do Alcorão para os alunos até vídeos sobre as cenas do SUPOSTO ataque ao World Trade Center e reportagens e vídeos sobre os levantes populares no Egito. (Até o momento minha crítica era: usar cenas do Jornal Nacional e deixar de discutir com os alunos sobre a polêmica existente: isto é, que não houve ataque, mas sim manobras políticas dos Estados Unidos para invadir o Iraque).
Para prepar a aula, fiz uma leitura mais criteriosa, principalmente, do plano de aula e atividades propostas. O plano de aula é direcionado aos alunos de 6ª e 7ª séries e teria que adaptá-lo para os alunos da primeira fase da Ensino Fundamental (1ª a 4ª/5ª séries).
Então, foi que me deparei com a seguinte frase já no encerramento da aula, isto é, na conclusão
"Com base nos exemplos dados sobre os levantes populares no Egito, leve a turma a concluir que o terrorismo não é o único meio usado pelos povos islâmicos para enfrentar seus problemas sociais".
"Com base nos exemplos dados sobre os levantes populares no Egito, leve a turma a concluir que o terrorismo não é o único meio usado pelos povos islâmicos para enfrentar seus problemas sociais".
Em outras palavras, os povos islâmicos são terroristas mesmo, mas eles também usam outros meios...
Gente, fiquei muito revoltada e com muita raiva, peguei a revista e comecei a mostrar para os professores e iniciar uma discussão de como o pensamento Ocidental sobre o Islamismo é equivocado, preconceituoso porque não conhece nada sobre o Islamismo e repete discursos faláciosos que a mídia (sem escrúpulos) diz. O mais revoltante é nos deparar com uma revista voltada à educação que se propõe a desmistificar o tal equivoco acaba por afirmá-lo.
Não penso que o autor tenha se expressado mal ou foi infeliz no fechamento de sua sugestão de plano de aula. contrariamente, acredito que as palavras são sim carregadas de ideologias.... E essa é a ideologia ocidental ( falar sobre o que não conhece)...
Estou à procura de material para prepara minha aula, porque preciso usar um tipo de mídia, a revista seria um tipo de mídia escrita. Comecei a procurar planos de aulas na internet, vídeos que expliquem sobre o Islamismo (agora não para compreendê-lo, como fazia antes de me reverter, mas para ensiná-lo didaticamente). Frustração total, o que encontrei foi verdadeiros absurdos, mentiras, falácias, intolerância em relação ao Islã.
Estou muito revoltada com esse mundo falacioso que vivemos, revoltada com a mídia que está a serviço de um determinado grupo e por isso procura passar sua ideologia de qualquer jeito. Sendo assim, não há espaço para o diálogo, não há espaço para o respeito e tolerância.
Estou muito revoltada com esse mundo falacioso que vivemos, revoltada com a mídia que está a serviço de um determinado grupo e por isso procura passar sua ideologia de qualquer jeito. Sendo assim, não há espaço para o diálogo, não há espaço para o respeito e tolerância.
Enviarei uma carta de repúdio a essa revista e aos consultores do texto veiculado por ela. Ainda não fiz isso porque estou demasiadamente atarefada.
Peço àqueles que acompanham o blog que não são muçulmanos mas simpatizantes, amigos, leitores em geral. que prestem muita atenção em cada palavra, sentença quando a mídia tenta falar qualquer coisa sobre o Islam. Mesmo quando afirmam que a intenção é desmistificar relações mentirosas da religião com o terrorismo. Pois os discursos, as palavras estão sempre carregadas de ideologia e nem sempre conseguimos decifrá-las.
Ps ( Esse post está pronto desde primeiro de Dezembro, mas não tive tempo de postá-lo..).
Pessoal, a todos uma boa noite!
Allah Hafiz,
Aminah,
0 comentários:
Postar um comentário
Salam Aleikum! Seja bem-vindo! Sinta-se à vontade.