Web Statistics
02 fevereiro 2012

Minha escolha já foi feita...Al hamdu lillah

Hoje estou muito triste e um tanto revoltada....Fui ao Ciretran da minha cidade para tirar a  foto para carteira de habilitação e eles não permitiram que eu usasse o hijab. Eu disse que não tiraria meu hijab. Então, a atendente fez uma ligação para Curitiba e me mostrou que se caso eu não retirasse meu hijab eu estaria infringindo uma Lei.

Eu peguei os requerimentos que ela me mostrou sobre a proibição de tirar a foto com o hijab, pq minha CNH poderia ser invalidada.....

Uma mistura de tristeza, choro e revolta descreve um pouco do que eu senti naquele momento e estou sentindo agora relembrando os fatos e escrevendo aqui...
Eu trabalho neste país, eu contribuo e tenho meus direitos....Mas e daí...para pagar impostos independe se uso hijab se sou Cristã, Muçulmana, Judia, Espírita...etc...

Alguns no meu trabalho me questionaram: "mas não tem nada é só uma foto", "acho que você está sendo radical", "sua religião te impede tirar o hijab até mesmo para uma foto de documento?"
O Islam não me impede....Contudo me sinto invadida, desrespeitada por não ter o direito de ter foto com hijab em meus documentos.

Minha escolha já foi feita. Eu escoho o Islam , eu escolho o Hijab...não vou abrir mão disso...

Neste caso eu tenho uma escollha, tirar o hijab e conseguir minha habilitação ou desistir dela. Minha escolha foi feita no momento que me levantei e deixei aquele local, hoje pela manhã.

Eu, claro, vou procurar um advogada, vou tentar ver se a Lei me favorece....Mas se ao final, eu for privada desse direito (uso do hijab/véu islâmico)...eu desisto da habilitação...

É triste! Sim, muito triste! Mas quando me reverti ao Islam foi com toda a sinceridade do meu coração....eu só quero ser coerente com o que eu acredito....

Eu acredito no Islam...Al hamdulillah..


32 comentários:

  1. Salam, Aminah! Que Allah possa implantar nos corações dos homens o senso de respeito às diferenças.
    Penso que vc consiguirá resolver a questão...
    Insh´Allah! Lá no blog, eu relatei em um post antigo o que aconteceu com uma irmã em SP; foi o mesmo problema, mas ela conseguiu resolver.
    Vc também conseguirá!

    Agradeço de coração sua visita; também concordo com o Shaikh, sim, ele é muito sábio.
    E no meu caso específico, tenho um cão de guarda, que por sinal já nos deu um livramento, Allah sabe mais....
    E ele não entra dentro da casa, mas vigia o quintal.

    Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  2. penso que vc esta sendo um pouco infantil....isso é uma regra,uma norma nada tendo a ver com religião....pq se for assim cada um iria ter sua opção...hmmm...vai em países Islâmicos para vc ver.....se vc vestida como uma ocidental voce é considerada uma puta e
    vc tem que se vestir de acordo com as regras do País deles....hmmmm.....

    ResponderExcluir
  3. Salam waleikum Denise,
    Como você está?? Então, mana, vou tentar entrar com um mandato de segurança..e vamos ver o que vai acontecer.
    Sim,os sheiks são mesmo pessoas muito sábias. Em casa também temos dois cães e eles não entram dentro de casa.

    Um super beijo para você Florzinha...
    Super fim de semana,
    Retribuindo o abraço...

    Allah Hafiz

    ResponderExcluir
  4. Olá anônimo, obrigada pela visita e seja bem vindo/vinda...

    Vc julga minha atitude infantil, mas o hijab para mim não é um adereço, tem um significado que vai além disso...Eu sei que é uma norma...apenas não concordo com a norma e tenho todo o direito de fazer minha escolha, vc não acha?
    O Islam é uma religião que está crescendo muito no Brasil, sendo assim temos direito de reivindicar o uso do hijab em nossos documentos...Talvez a Lei não tenha previsto isto, porque nunca tenha sido solicitado...mas se cada muçulmana expressar sua vontade e direito, Inshallah um dia seremos ouvidas.
    Sobre os países muçulmanos, nenhum deles representa completamente o Estado Islâmico. Este somente foi vivenciado na época do profeta Muhammad, a Paz e as Bençãos de Allah esteja com ele, e pouco depois da sua morte.

    Muito do que sabemos dos países islâmicos é o que a TV, tendenciosa, passa...
    Sou uma mulher convicta e coerente, somente isso. A religião não me impede de retirar o véu para foto, ao contrário, somos orientados a seguir as leis de nossos países...todavia, sou uma cidadã, não sou?, cumpro com minhas obrigações eleitorais, pagos meus impostos, trabaho e contribuo para o crescimento do meu país. Sendo assim, tenho todo o direito de expressar meu descontentamento, fazer minhas escolhas e reivindidar pelo dirieto do uso do hijab em meus documentos.

    Espero que venha mais vezes no meu blgo, tenha um fim de semana abençoado.

    Aminah

    ResponderExcluir
  5. sim eu entendo perfeitamente seu descontentamento,mas lei é lei para todos....imagine vc se todos de cada religião tivesse que reinvindicar o que acha certo ou não....hmmmm..... eu mesma sou uma muslim.....mas cada coisa no seu quadrado....nada de misturar uma coisa com a outra....devido isso eu acho sim sua atitude infantil....e sobre um país Islâmico que eu fui e posso dizer a vc que sim se vc não se vestir de acordo com as regras deles ...vc é considerada uma puta.....e isso não é coisa de televisão não....isso acontece sim.....eu amo o ISLAM mas nada de ser obssecada ...

    ResponderExcluir
  6. O que você chama de ser obcecada, eu chamo de ser coerente. Antes, os adventistas não tinham direito de guardar o sábado...mas hoje eles podem, têm esse direito garantido. Esse direito não foi dado, foi conquistado. Então, pq não posso ter o direito de reivindicar o uso do véu? Se o Brasil fosse um Estado laico como insiste em afirmar...não me incomodaria...Mas um pouco de História é possível entender que não há laicidade no Estado Brasileiro.
    Estou lutando e reividicando e isso é muito positivo. O Estado Brasieliro não é laico...então há precedentes para que eu reivindique o direito de ter foto em meus documentos com o hijab.

    Aminah

    ResponderExcluir
  7. ok.Aminah já que vc pensa que as coisas tem que ser conforme vc acha...então qualquer um pode tirar foto para documentação de bonê,óculos de sol,fumando um cigarro,etc,etc....afinal sem preconceitos né!!!!.eu aconselho vc viver no Pakistan....onde as mulheres lá não tem direito a reivindicar a nada....vc tem que seguir as regras deles...pronto e acabou.....e ficar de boca calada porque se não vc pode até ser presa ou morta.....
    ALLAH HAFFIZ

    ResponderExcluir
  8. Ola lindona!
    Eu ja vi um caso sobre isso no jornal...
    Não sei qual foi o desfecho.. Mas voce poderia pesquisa no youtube.. apareceu até na TV globo...
    Enfim.. não sou muçulmana, mas to estudando a religuão e acho um absurdo eles não deixarem você fazer a foto do seu documento com hijab :(
    Boa sorte lindona!!

    E... respondendo ao que voce postou no meu blog...Respondi la no post.. ta?? Bjs

    ResponderExcluir
  9. Assalam aleikum, irmã! Tem dois artigos que te amparam neste caso, retirados do blog do irmão Omar,que são o seguinte ( Blog A Nova Cruzada):
    http://anovacruzada.blogspot.com/2011/10/saiba-mais-sobre-seus-direitos-e-lute.html e outro do mesmo blog:
    http://anovacruzada.blogspot.com/2011/01/hijab-identidade-da-muculmana.html, espero que ajude e que Allah te dê forças para enfrentar a ignorancia em nosso país!

    ResponderExcluir
  10. Olá, novamente irmã! Mais dois links sobre o mesmo assunto, agora no blog da irmão Gisele Marie ( filha da Alvorada):
    http://filhadaalvorada.blogspot.com/2011/06/certificado-de-reversao.html;
    http://filhadaalvorada.blogspot.com/2011/04/minha-nova-carteira-de-identidade-foto.html.

    ResponderExcluir
  11. Olá Mari querida, seja muito bem vinda sempre...Obrigada pelas palavras carinhosas...Então, após fazer o post fui procurar...verifiquei que no texto falava que a foto da CNH foi feita com o hijab, então me senti mais confiante... Mas não consegui contato da irmã...Se há precedente aí já fica mais fácil né?

    super beijo querida... Estou sempre torcendo por você...eu li sua resposta no seu blog e tenho certeza que tudo ficará bem Florzita.

    Allah Hafiz,
    Aminah

    ResponderExcluir
  12. Salam Waleikum irmão/irmã (anônimo)...muito obrigada pelos links, vou lê-los com muito cuidado...Que Allah, swt, te recompense pelo carinho e atenção....Inshallah, tudo ficará bem...penso que temos que começar a nos movimentar somente assim teremos um dia o direito garantido de sermos respeitadas pelo uso do hijab.
    Mais uma vez obrigada...

    Allah Hafiz,

    Aminah

    ResponderExcluir
  13. Assalam aleikum, Aminah!

    Eu acho que vc está certissima e seu post (e não só ele, mas seus comentários tb), se lido atentamente, mostram que na há radicalismo ou infantilidade alguma de sua parte, pelo contrário.
    Acho que vc foi impedida de tirar a fto com o hijab pq a norma do Detran fala em "adornos, adereços e etc", mas é obvio que não é seu caso (ou de qquer outra muculmana).
    Vc está mais do certa em procurar seus direitos, afinal de contas a lei não é nada assim onipresente e onisciente, ela obviamente não pode prever todas as possiveis situações, e é pra isso que existe as diferenças nas interpretações, que abrem caminho pra jurisprudência.
    Corra a traz e traga, passo a passo, as novidades.

    Ótimo fds pra ti!


    Ah, Aminah! PS: quando vou abrir seu blog o google me diz que tem algum conteúdo aqui (deve ser algum banner, sei lá) de um tal site www.albordados.com que está com um Malware malicioso, e me recomenda não entrar. Obviamente eu sei que não é sua intenção fazer algo malicioso no seu site, então dê uma olhada lá, ok?
    BRIGADU!

    ResponderExcluir
  14. Waleikum Assalam, wa rahmatullahi wa barakatu.

    Olá ânônimo, tudo bem?
    Muito obrigada por palavras tão gentis e carinhosas...Fico contente que não tenha passado nenhum tipo de radicalismo em meu post, pq não se trata de nenum tipo e radicalismo ou extremismo...mas ao contrário, trata-se de coerência... Olha, hoje já estou bem mas confiante...Graças aos comentários de outro anônimo/anônima sobre dois blogs que trataram do assunto
    em questão, eu entrei em contato com uma irmã, que conseguiu renovar a CNH com foto usando hijab. Eu preciso apenas de uma declaração da mesquita declarando que sou muçulmana e declarando também a obrigação do uso do hijab, aí faço minha identidade de depois já é meio caminho andando para retirar a habilitação. Agradeço mais uma vez sua atenção. Conforme for vencendo as etapas venho até aqui para postar as novidades.
    Seja sempre bem vindo e tenha um abençoado domingo.

    Sobre o banner, vou verificar, muito obrigada!

    Allah Hafiz,
    Aminah

    ResponderExcluir
  15. Assalamu Waleikum maninha linda, sabe quem pode te orientar nesse assunto O Sheikh Jihad pq ele entende desses assuntos mana e vai te orientar bem direitinho.

    bjiimm e ótima semana

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

    http://muslimahfashionn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waleikum Assalam mana linda, tudo bem?

      Como entro em contato com o Sheik Jihad??

      Allah Hafiz,
      Aminah

      Excluir
  16. Assalamu Alaikon irmã
    Um mandado de segurança pode resolver tranquilamente o seu caso, afinal de contas está na abertura da constituição a liberdade de culto, além do mais, qualquer forma de abordagem configura crime de preconceito e vc pode assim que fizer seus documentos, Inshallah, pedir uma indenização por danos morais pelo constrangimento. Se quiser ir mais a fundo, é só denunciar a pessoa que te atendeu como crime de racismo e preconceito, e ele ainda vai responder processo criminal... Fica tranquila porque até a lei te ampara....
    Não tenho blog, mas pode entrar em contato comigo pelo email:
    sami.cf@hotmail.com
    Tenha uma ótima tarde
    Allah Maek
    Samira Ayoub

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom viver(MORAR)no "Brasil" näo é?????? EU POSSO ENTENDER VCS IRMÄS; PERFEITAMENTE!!!!! PS:. passei por um caso desse, quando morei no Emirados A:)E ESTOU MUITO FELIZ, POR "NÄO TER A OPORTUNIDADE DE DENUNCIAR". POIS,...estou viva para fazer este comentário.:DDD BJOSSSSS

      Excluir
    2. Olá, Olá anônomio, sim é bom viver no Brasil sim. Tem muitos pontos positivos em nosso país. Toda minha família está aqui, cresci nesse país e posso dizer que amo o Brasil. Mas, por outro lado, penso se temos a oportunidade de melhorar nossas leis e atender as necessidades das minorias será uma grande avanço. O Brasil está de parabéns no quesito díálogo interreligioso, mas podemos avançar.
      Ps. Fico feliz também, por você estar viva e participando do meu blog.
      Vc é muito bem vinda, volte sempre!
      Tenha um dia abençoado!

      Aminah

      Excluir
  17. Waleikum Assalam irmão,

    Então, a pessoa que me atendeu, apenas estava cumprindo uma ordem...Ela se ausentou e foi pedir instruções ...Há um documento, um documento do DEtran/Pr que nega explicitamente o direito de um religioso ser fotografado , com lenços, ou mantos...

    Irmã Samira, muito obrigada,

    Entrarei em contato...
    Allah Hafiz

    ResponderExcluir
  18. Oi! Tem selinho para ti lá no meu blog: claudiabis87.blogspot.com

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Olha, nao pode tirar fotos com o hijab porque para fotos de documentos, carteira de motorista, passaporte, eles precisam ver a cor dos cabelos, o formato das orelhas, o formato da cabeca, para conseguir fazer a identificacao da pessoa, isso eh regra no mundo inteiro (nao sei se no Paquistao eh diferente) mas em praticamente todos os paises do mundo a regra eh esta. Pense nisso..!
    Maria Heringer

    ResponderExcluir
  20. Olá Maria Heringer, tudo bem? Seja muito bem vinda aqui no meu blog.

    Então, Mariga, já entrei em contato com algumas irmãs que conseguiram, aqui no Brazil, fotos na identidade e carteira de habilitação com o hijab. Estou tentando ver se consigo, qualquer novidade...venho correndo aqui contar.
    Beijo, tenha um dia abençoado!

    Aminah

    ResponderExcluir
  21. Oi querida Aminah! Realmente não faz sentido e imagino como isso esteja a ser desagradável pra ti :( Um país não islâmico não está preparado pra muitas coisas e a lei ainda não abrange todas as situações como essa aí. É preciso paciência. Mas não deixes de fazer tua habilitação, se é importante pra ti.
    Depois conta como correu e atualiza teu blog, anda muito parado ;P ihih
    Grande beijo**

    ResponderExcluir
  22. Olá Mia querida...Realmente, é preciso paciência...Estou animada porque soube de muitas irmãs que conseguiram a habilitação com foto de hijab...E recentemente, uma freira, de uma cidade próxima a minha, conseguiu o direito de ter foto com hábito (véu usado por freiras) em sua habilitação....Flor, eheheh, preciso manter o blog atualizado.... logo, logo, trarei novidades, Inshalah.

    Deus abençoe e ilumine seu caminho,sempre!!
    Allah Hafiz

    ResponderExcluir
  23. Assalamu aleikom irmã Aminah. Dá raiva mesmo percebermos que aqui no Brasil as coisas são tão cheia de melindros. Por mais que o Islam seja esclarecido, ainda existem pessoas que olham para os muçulmanos com um olhar depreciativo. Engraçado que uma vez viajando com meu esposo, no aeroporto de Fortaleza eu fui barrada e pediram para eu me dirigir a uma sala reservada com uma funcionaria para me revistar. Fiquei tão triste pois no mesmo voo (estavamos retornando para Brasília, sendo que nem fui barrada aqui) vinham algumas freiras. Mas temos que passar por esses testes. Alhamdulillah por tudo. Bj, Cyntia.

    ResponderExcluir
  24. Waleikum Assalam irmã, pois é no dia me senti um tanto triste...Mas, agora estou mais animada soube de muitas irmãs que conseguiram ter sua foto de hijab na carteira de habilitação....Fiz o primeiro passo que é fazer uma identidade com o hijab. Na minha cidade, demora de 30 a 40 dias para ficar pronta. Assim, que pegar meu novo documento de identidade com o hijab, voltarei ao ciretran...mesmo assim....se ainda me barrarem..entrarei com um mandado de segurança...Tentarei mais uma vez antes de usar esse recuso...Inhsllah conseguirei...estou muito confiante.

    Fique com as bençãos de Allah,

    Aminah, bjus

    ResponderExcluir
  25. Assalamu Alaikom irmã,
    Bom tava procurando no google sites de compra de hijab,quando achei seu blog e me identifiquei,eu sou brasileira convertida no Islan, moro em Jataí no interior de Goiás, aq somos uma Sociedade Islamica ainda pequena,eu me converti ao Islan tem pouco tempo, sou casada e meu marido tbm é brasilerio e convertido ao Islan...
    Então como eu ia dizendo me identifiquei com que o vc está passando fui revalidar minha CNH(carteira de habilitação)chegando no ciretran polo,quando olharam meu processo disseram q estava tudo certo,mas q tinha uma má notícia para me dar, que NÃO podia tirar foto pra CNH com hijab,então eu disse q ja sabia,tinha acontecido isso no Paraná, no caso tinha acontecido com você,então falei que ia entrar com o Mandato de Segurança....
    Al hamdullilah
    Aí então chamaram uma outra pessoa que disse não podia me proibir de tirar a foto,tirei a foto, mas ainda me disseram que o meu processo vai para o Detran de Goiânia para ser feita a nova CNH, pode ser que lá no Detran de Goiânia eles não aceitem a foto, que aí sim se não fosse aceita a foto com o hijab, eu teria q entrar com o Mandato de Segurança contra o Detran de Goiânia.
    Bom o processo vai para Goiânia segunda-feira dia 11/06/2012 agora é so esperar q daq de 15 a 20 dias utéis a CNH chega...
    Inhsllah estou tbm muito confiante q eu e você Aminah tbm irá conseguir superar essas buracracias de países não Islâmicos...
    Assalámu Aleicom Wa Rahmatullah Wabarakátoh....
    Abraços e Bejos sinceros de sua irmã...
    Kelly

    ResponderExcluir
  26. Waleikum Assalam wa rahmatullahi wa baraktuh,
    Olá mana, obrigada pela participação, então, meu processo está ainda parado, mas não desisti não, fui até à Mesquita, peguei uma declaração de que sou muçulmana, fiz minha identidade com o hijab, al hamdulilalh, mas mesmo assim não permitem que tire a foto da CNH com o hijab. O caso do Paraná é um pouco mais complicado porque eles têm um decreto que faz a proibição. Eu não fui atrás, porque como já perdi muito tempo, acho que não consigo fazer todo o processo a tempo. Então, estou aguardando para entrar novamente com um novo processo. Inshalalh conseguiremos. Muitas amigas, não-muçulmanas, me falam, mas vc não pode tirar o hijab somente para a foto? Eu respondo, se nós não lutarmos pelos nossos direitos, nós muçulmanos brasileiros, nunca seremos notados! Inshallah tudo ficará bem! Quando vc tiver com a CNH em suas mãos, por favor venha até aqui contar a boa notícia.
    Irmã, desejo a você e a sua família, todas as bençãos de Allalh,swt! Muito obrigada por vir até meu blog e por deixar o comentário aqui. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Olá, sei que trata-se de algo importante para as muçulmanas, mas estas regras existem até por uma questão de segurança na identificação.
    Caso vc usasse aquele véu que deixa somente os olhos a mostra como ficaria a sua identificação quando fosse necessária? Com o hijab pode até ser mais fácil, mas em alguns casos ficaria impossível tirar a CNH mostrando só os olhos. E para estas mulheres tirar este véu também seria algo que causasse constragimento.

    Simone,

    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  28. olha irmã, não pode ter discriminação a nenhuma religião. no meu caso não foi carteira de habilitação. trabalhava na prefeitura de minha cidade, e toda sexta-feira, digo quando eu ia para mesquita a prefeitura me liberava para ir rezar e lógico, depois eu voltava ao meu trabalho, existe sim uma lei, que amapara não só a nossa religião, como outras. mas se tem vários muçulmanos que tem carteira de identidade de hijab, não entendo o porque não pode ter a mesma foto na carteira de habilitação, existe sim leis que ampara religiões como o meu caso, eu era liberada para rezar na sexta-feira, te aconselho procurar um advogado pra melhores esclarecimento, mas a identidade com hijab pode com certeza, na de habilitação também. boa sorte

    wasalahan waleikon

    ResponderExcluir
  29. Salam aleikum irmã, primeiramente seja muito bem vinda aqui. Irmã, a questão é que no estado do Paraná há um decreto que impede explicitamente a foto para a carteira de habilitação com o hijab. Já houve manisfestações há uns dois meses em Foz do Iguaçu, aonde se concentra a maior comunidade islâmica do Brasil. Estou na esperança que essa manisfestação invalide o decreto. Caso contrário, procurarei um advogado e entrarei com um mandado de segurança. Insha Allah, tudo ficará resolvido. A identidade com o hijab eu já fiz, falta mesmo resolver o caso da habilitação.

    Allah Hafiz,
    Tenha um fim de semana abençoado,
    Aminah

    ResponderExcluir

Salam Aleikum! Seja bem-vindo! Sinta-se à vontade.