Web Statistics
07 fevereiro 2017

Casamento Civil com Estrangeiro, no Brasil

Salam Aleikum,


Bom tarde, tudo bem?

Por aqui estamos bem, Gaças a Deus, me adaptando bem à vida de casada e ao país que  agora é meu lar! Mas sinto muitas saudades da minha família, procuro conversar com minha mãe todos os fins de semana pelo Skype e converso com meus irmãos, sobrinhos praticamente todos os dias, pelo whatsApp ou facebook.

                                          ...
(Escrevi esse post e não publiquei na época, então desconsiderem a parte de que estou "morrendo de saudades da família": porque no momento estou no Brasil, feliz da vida, curtindo meus familiares e amigos - Alhamdulillah)
                                          ...

Era para eu ter publicado um outro post sobre as fotos que fizemos na rua e fotos da recepção, e também um post sobre o casamento religioso com fotos: estou aguardando as fotos oficiais.

Hoje, a pedidos, quero falar um pouco sobre o processo de casamento civil com estrangeiro, no Brasil, lembrando que há variações de cartório para cartório, dependendo da região do país, variações em termos de agilidade.

Derek e eu noivamos em novembro de 2015, no Brasil. Em janeiro, vim para Irlanda com objetivo de conhecer  a família dele e o país que moraria no futuro. De volta ao Brasil, entreguei o apartamento em que morava e comecei a vender meus móveis... E logo procurei o cartório para saber de todos os documentos necessários para  a realização do casamento. Disseram que 90 dias antes do casamento deveria começar a preparar a documentação.

A documentação precisaria estar atualizada: no meu caso, como era solteira precisaria somente da certidão de nascimento atualizada (muito simples, entrei em contato com o cartório da cidade em que fui registrada, paguei uma taxa  e me enviaram pelo correio).

No caso do Derek, viúvo, precisaria  da certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito (todos atualizados) e um documento (freedom to marry certificate)  emitido pelo país dele de que não haveria  impedimento algum para a realização do casamento. O documento "Freedom to Marry Certificate" levou mais de dois meses para ficar pronto! Então, quem estiver preparando a documentação para casamento com  estrangeiro, no Brasil, fique atento às datas e aos prazos!

Com toda a documentação, em mãos, procurei um tradutor juramentado para fazer a tradução (o cartório me enviou uma lista de tradutores, da minha cidade)! Após a tradução, os mesmos documentos precisaram, ainda, do registro em cartório (cada lauda no valor de RS 78, 00)... O sentimento é de ser assaltada com total consentimento! ahhahahh

Parece simples, não é? Seria, se não fosse o Brasil ahahha... O pessoal  do cartório me "enrolou" até um dia antes de o Derek chegar... Foi tenso! Mas valeu muito a pena!

Beijo a todos, desculpem meu sumiço... estava envolvida com a deliciosa rotina de recém-casada! 

Ainda não tive acesso às fotos  do casamento religioso!


Foto externa (casamento civil)


"E o vosso Senhor disse: Invocai-Me, que vos atenderei!" (Qur'an 40:60)



Ps. Esse texto foi escrito em Setembro de 2016.


                                                                                                                    Créditos das fotos: Andreia Machado
                                                                                                                                                                                                                                                                                        Facebook Andreia Machado Fotografia


3 comentários:

  1. Que bom que vc voltou ao blog. Tenho visto as suas fotos "brasileiras" no instagram. Aqui no Brasil tudo é difícil e eu imagino a sua ansiedade até na véspera do casamento.
    Bjs
    GOSTO DISTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, tudo bem? Estou voltando ao Blog, aos poucos! Eu apresentei todos os documentos com tempo hábil, mas o cartório somente me deu o parecer positivo dois dias antes do casamento!

      beijo e bom fim de semana!

      Excluir
  2. Bem, que stress e que trabalheira! Odeio estas burocracias, mas ainda bem que conseguiste tratar de tudo com tempo :)
    Fiquei contente ao ler a adenda e saber que já tinhas matado as saudades da família :D

    ResponderExcluir

Salam Aleikum! Seja bem-vindo! Sinta-se à vontade.