Web Statistics
06 dezembro 2011

Plano de Aula: Introdução ao Islamismo

Olá pessoal, tudo bem?

Aqui, estarei postando um plano de aula,u  dos requisitos  do curso Midias na Educação,  Confesso  que tive uma certa dificuldade de trabalhar com a mídia quando o assunto é o Islam. No post anterior, comentei sobre a desinformação e preconceito da revista Nova Escola, revista essa que praticamente a maioria das escolas públicas recebe. 

Plano de aula: Introdução ao Islam

Objetivo: Apresentar o Islamismo aos alunos
Duração: 2 horas a 4 horas
Encaminhamento:

Questionar os alunos o que eles entendem por Islamismo, Muçulmano, Allah... Deixar que eles expressem o que sabem, fazer anotações de algumas impressões dos alunos, quando necessário. Em seqguida, explicar aos alunos o que é o Islamismo, quando e como surgiu. Explicar  a eles que o Islamismo é uma das três religiões monoteístas do mundo ao lado do Cristianismo e do Judaísmo. Dizer que Islamismo é  uma religião e significa  Paz, Submissão a Deus e  que muçulmano é  quem pratica a religião e significa àquele que se submete totalmente a Deus. 

Falar para os alunos que Allah é o nome de Deus em árabe e que nos países  que o idioma é o árabe tanto cristãos como judeus se referem a Deus, como Allah.

Depois de uma aula expositiva sobre a religião, encaminhar os alunos para a sala de informática e entregar a eles  endereços de dois sites:

http://www.religiaodedeus.net/    http://www.islamismo.org/

que explicam o que é o Islamismo, para eles fazerem leitura mais cuidadosa do assunto e aprofundarem o conhecimento,  atentando-se principalmente para os pilares da religião.

Após a atividade do laboratório, a professora conversará com os alunos sobre o que pesquisaram, quais os pilares, se eles entenderam, se  apresentam dúvidas, o que acharam de mais interessante ou diferente etc. Logo em seguida, cada aluno produzirá um texto (no máiximo quinze linhas) sobre o que entenderam  a respeito do Islamismo. Da mesma forma, falarão qual é a  sua religião e quais são as doutrinas/pilares.

Essa aula foi dada por mim quando retornei à escola após o perído de recesso no mês de julho, a única diferença é que não houve pesquisa na internet. A experiência foi muito boa, os alunos participaram muito. A aula teve duração de duas horas. Sendo assim, já que os alunos utilizarão a mídia, pesquisa na internet e depois debaterão sobre o que pesquisaram, para então produzirem o texto penso que será necessário mais um ou duas horas a mais.

Uma ótima terça feira para vocês.
Ps. Tenho muitas  novidades para contar mas sem tempo ):  .

Allah Hafiz,
Aminah




0 comentários:

Postar um comentário

Salam Aleikum! Seja bem-vindo! Sinta-se à vontade.