Web Statistics
27 janeiro 2015

Viver é uma aventura responsável

Salam Aleikum ( A Paz de Deus esteja com vocês)



Boa tarde pessoal, tudo bem?

Como já comentei aqui no blog, eu tenho me dedicado a leituras, digamos com mais afinco.

Em 2009 eu terminei minha segunda graduação em Ciências Econômicas pela a Universidade Estadual de Maringá- UEM. 

Foi um empreendimento que exigiu muito de mim, do meu tempo e minha capacidade intelectual! O período de 2005-2009  foi um dos mais intensos porque já passei, em termos de trabalho e estudos. Eu tinha sido convidada a trabalhar na Secretaria Municipal de Educação da minha cidade, na Coordenação de Alfabetização  do Município, juntamente com outra professora (pedagoga) amiga minha.  Foram anos de muito aprendizado profissional, anos que exigiram muitas leituras, muitos estudos e muitas produções. No mesmo ano de 2005, iniciei o curso de Economia- o qual exigiu um esforço descomunal.

Foram anos desafiadores, o trabalho e estudo foram tão intensos que afetaram minha saúde. Nos dois últimos anos do curso (2008-2009) eu estava completamente abatida, enxaquecas constantes, fibromialgia abalada e  com olheiras que eu cheguei a pensar que nunca mais  me livraria. A capacidade  intelectual ficou expressivamente abalada.




Quando terminei o curso, ano de 2010, comecei a trabalhar intensamente, o dia todo na escola e à noite como tutora do Curso de Administração- modalidade EAD- da  mesma Universidade. Não quis ficar longe da área de conhecimento da recente graduação. E naquele mesmo ano, iniciei uma Especialização em Gestão Pública. Aí sim, minha saúde piorou drasticamente, precisei de medicamento e me ausentar do trabalho. Tive um momento de estafa mental.

A partir de então, me dediquei mais ao trabalho - o que não exige nenhum esforço intelectual- mas esforço físico e emocional. Quem é professor sabe exatamente do que falo. Principalmente quando se é professor da esfera pública.

Desde o ano passado eu iniciei um processo autoavaliação. Olhar mais para mim, para minhas prioridades e o que  me faz sentir plena e feliz.  Aos poucos, bem aos poucos, comecei a cuidar da saúde, exercitar o autocontrole - não deixar que coisas do trabalho- às que não posso mudar- afetassem meu equilíbrio emocional e intelectual. Confesso que ainda estou nesse processo.




Graças a Deus, eu estou me reencontrando novamente, ressignificando meu mundo!


Sinto a necessidade de  entender essa realidade tão assustadora e esse futuro que se mostra cada vez mais incerto.  Estudar o porquê das coisas, entender o porquê de esse mundo estar tão esquisito me faz sentir bem! 





Minhas leituras têm girado em torno dessas questões; temas sobre filosofia e sociologia são as pautas do momento e como  já disse o sábio e saudoso escritor Saramago;

                               " Para se chegar ao centro, há que se dar a volta toda"
 ( José Saramago)





Sinto que é exatamente isso que estou tentando fazer, ler, buscar respostas (se é que elas existem) e viver e ser feliz com que é possível! Porque eu acredito que felicidade plena não faz parte desse mundo! 




Talvez a utopia desse mundo seja querer alcançar essa tal Felicidade Plena! Esta que se distancia cada vez que damos um passo em sua direção - Ela existe somente para nos fazer caminhar e continuar e não desistir jamais.

" A utopia está la no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar," 
      (Fernando Birri, narrado por Eduardo Galeano)




Sei que o post está um tanto longo e cheio de inquietações novamente! Todavia, estou feliz pelas leituras por tentar entender essa angústia que está sempre presente em nós, nunca descansamos, nunca nos satisfazemos, parece que está sempre faltando alguma coisa!

                                Somos seres humanos -  logo, somos angustiados!!!!

Essa é a lição que tirei das últimas leituras, em outro momento posso deixar referências e ser mais precisa sobre os filósofos que se dedicaram a nos entender.




No momento, estou apenas divagando sobre temas complexos.Confesso que entender um pouco sobre a complexidade  de ser livre,  de poder fazer escolhas e ter livre arbítrio  aquieta um pouco minha alma questionadora!




Desejo a todos uma tarde ótima,
Allah Hafiz,
Aminah Luiza








0 comentários:

Postar um comentário

Salam Aleikum! Seja bem-vindo! Sinta-se à vontade.