Web Statistics
24 janeiro 2015

Consciência Pós-Moderna?

Salam Aleikum

Olá Pessoal, tudo bem? Pois é mais um fim de semana chegou! Como estou de Férias ainda, todos os dias têm sido  como "fins" de Semana!

Tem coisa melhor do que Férias? Não, certamente! Eu tenho aproveitado cada dia, todos os instantes. Costumo dizer, que tirei Férias do mundo! Nessa última semana que  encontrei algumas amigas,  na próxima encontrarei outros grupos de amigas ( In shaa Allah)....Nessas duas últimas semanas que dei o " ar da graça" e aceitei convites para rever os amigos... Estava hibernando em pleno Verão!!!!

Vocês devem estar curiosos para saber o que faço tanto nessas Férias que ao menos me dou ao trabalho  de visitar os amigos. A resposta é: "nada", simplesmente "nada". Certamente, cuido da minha casa, de mim e dos afazeres, Faço somente o que é necessário e não pode deixar de ser feito! 

Não tenho compromisso com as horas, relógio etc, etc. Estou livre como um pássaro! Egoísta ao nível elevado em termos de "Tempo só Meu" ahahahah

Exageros  à parte, aproveitei para ler, estudar alguns temas... Descobri um sociólogo e estou super interessada em ler a  sua obra. Já comprei um livro, fiz download de outro que está disponível na Web e agora acabei de  assistir a um vídeo, no Youtube, de 45 minutos sobre  conceitos de Modernidade e Pós- Modernidade.




Eu sei que sou uma figura para algumas coisas. Por exemplo, eu tenho verdadeira fixação pelos comentários abaixo dos vídeos...geralmente leio todos! Antes de assistir a um vídeo, filme, ou ler um livro tenho a  necessidade de saber a opinião de quem já leu, assistiu ou tem experiência no assunto...coisa minha...até vídeos de música eu fico lendo o comentário das pessoas  ehehehe. 
Cada "louco" com sua mania, não é mesmo? Desse modo, além de assistir ao vídeo duas vezes, li a todos os comentários. 

Antes que me perguntem o porquê de assistir ao vídeo duas vezes, tenho boas razões:  A primeira para me certificar do assunto e a segunda para fazer anotações. Serão válidas para futuras leituras- achei  a discussão do vídeo muito interessante !!!!

Zygmund Bauman é um sociólogo polonês que estou fascinada  para conhecer a obra; Livros como "Amor Líquido" e "Modernidade Líquida" são as próximas leituras ( estou terminando de um ler um do Saramago - depois comentarei sobre- e já começarei a ler Bauman). Este sociólogo é quem me motivou a assistir ao vídeo do professor e filósofo Felipe Pondé. Estou tão ansiosa para começar a ler as obras  de Zygmund que não me contive em pesquisar um pouco sobre seu pensamento.

 Segue o link do vídeo para você quiser assistir e se desejar ler os comentários também eheheheh



Vou elencar abaixo algumas frases de feito que adorei:

  • o ser humano é uma animal sem solução... Estamos anos-luz da ideia de solução, todavia, ter essa consciência significa que somos inteligentes!
  • O ser humano é marcado pela angústia! Parece sempre que tem algo de  errado com ele!


Pós - Modernidade?
  •  É o despertar maldito de um sonho colorido! 


“ Vivemos como se estivéssemos sobre uma fina casca de gelo, se pararmos ela racha.”
(Emerson 1803-1882)

 “Atravessamos o inverno e a casca é fina, se andarmos devagar o chão racha.”
(Bauman,1989)

Diagnóstico Fundamental do período em que vivemos- "não podemos andar devagar  e resolver as coisas, se andarmos devagar o chão racha e morremos" (Felipe Pondé- 2011).


Angústia Pós-Moderna; Ser livre!
Sou livre, somente preciso obedecer a lei do Mercado!

Pessoal, tem muitas e muitas outras frases, metáforas e referências a filósofos, sociólogos; Para mim, foi  muito enriquecedor até porque estou bem distante de certas leituras e pude ter muitas referências para  leituras futras!

Para entender os livros de Bauman parecer ser necessário percorrer todo o complexo conceito de Pós-Modernidade e a morte da Modernidade!

O dia está amanhecendo! 
Bom dia! Allah Hafiz!
Aminah Luiza




0 comentários:

Postar um comentário

Salam Aleikum! Seja bem-vindo! Sinta-se à vontade.