Web Statistics
19 janeiro 2015

Será que o "Matrix" é aqui e agora?

Salam Aleikum wa rahmatullahi wa barakatuh ( Que Paz, as Bênçãos e Misericórdia de Deus estejam com vocês)

O Blog está sendo repaginado como já havia comunicado à vocês. Esse post está pronto desde  o dia Primeiro desse Ano... mas deixei em rascunho... Resolvi publicar porque as ideias  estão se distanciando  de quando o escrevi.... As impressões contidas nele são da Virada do Ano!!!!

...
Olá meus queridos, tudo bem?

Estou um tanto pensativa! Acabei de ler um texto sobre  uma possível  Terceira Guerra Mundial, do renomado  sociólogo português, Boaventura de Souza Santos, o qual respeito muito e já tive a oportunidade de ler  alguns livros.  Santos discute questões muito relevantes do atual cenário internacional, precisamente os conflitos que envolvem Rússia, China e Ucrânia.

O texto pode ser lido na íntegra  aqui:
 http://cartamaior.com.br/?/Coluna/A-Terceira-Guerra-Mundial-/32494

Não quero discutir o texto em si, até porque não tenho no momento subsídios teóricos suficientes  para qualquer tipo de análise ou discussão sem cair no "achismo".

A questão é que somos extremamente carentes de leitura do que ocorre no mundo.  O senso-comum nos engole  e fica cada vez mais difícil entendermos o que acontece ao redor do mundo e até mesmo a nossa volta! Costumo dizer para meus alunos que estamos tão alheios à verdade como no filme "Matrix". Existe um mundo paralelo acessível a poucos! Nem saberia dizer se gostaria de ter acesso ao mesmo!!!!

Estou a refletir  sobre o processo de alienação que o trabalho nos submete. Isto é, alienação própria e coerente ao modo em que o trabalho está organizado no modelo de produção atual.

Assustador é que trabalho em uma escola,  local  em que o conhecimento deveria ser exaltado todos os dias! Contrariamente, a carga-horária escolar, a (des) organização do Sistema Público de Ensino impede qualquer possibilidade de criação! Há um processo de "embotamento intelectual" que só percebemos quando nos afastamos do chão da escola e passamos a ler para além dos currículos escolares.

Minha frustração foi ler um texto com assuntos que eu realmente gosto  e tenho afinidades e não ter condições teóricas para qualquer tipo de argumentação relevante! Não que eu tenha que ter uma opinião formada ou um posicionamento, mas no mínimo deveria ter argumentações para confrontar as ideias apresentadas pelo autor...

Mais uma vez   reafirmei a mim mesma a necessidade de reduzir a carga horária e voltar às leituras que são realmente relevantes e extremamente necessárias. Afinal de contas no futuro (um pouco distante, vamos combinar) quero fazer Mestrado em Economia, voltado, talvez, para Relações Internacionais; temas que sempre sempre foram minha paixão!!!!

 Mas essa questão do mestrado é  uma outra história, para um outro post!!!

A verdade é que estou me sentindo um tanto frustrada!  Todos afirmam que estamos na "Era da Informação" e o Conhecimento, aonde está?

De que adianta as informações "pipocarem" para todo lado se não temos o Conhecimento suficiente para selecioná-las, analisá-las e entendê-las?

A falta de Conhecimento é o  maior impasse nessa "Era da Informação".







Desejo imensamente que o Conhecimento passa a ser exaltado todos os dias!

Boa Noite,

Aminah Luiza




0 comentários:

Postar um comentário

Salam Aleikum! Seja bem-vindo! Sinta-se à vontade.