Web Statistics
13 dezembro 2011

Língua Árabe: primeiras lições

Salam Waleikum Wa ramatullahi Wa barakatu,

Olá pessoal tudo bem? Como vocês sabem estou iniciando meus estudos na língua árabe e estou tendo uma certa dificuldade. Por conta disso, eu vivo na net "fuçando" em tudo para encontrar vídeos e uma forma mais lúdica, fácil e rápida para aprender. Então, tenho encontrado vídeos interessantes que ensinam o alffabeto árabe tanto na pronúncia como na direção da escrita.
O alfabeto árabe tem 28 letras e há apenas três vogais que correspondem ao /i/, /a/, /u/ que são represetados por sinais gráficos. Estes sinais são como os nossos acentos e atribuem o som das vogais e também os sons nasais. 

Aos poucos vou  aprendendo  o alfabeto e a estrutura da língua,  mas há muitos aspectos que ainda não consegui perceber ou me apropriar. Agora, que estarei de férias, Inshallah, me dedicarei mais ao estudo da língua árabe. Minha maior motivação em aprender a língua é a de poder ler o Alcorão em árabe, língua  original que o livro foi revelado pelo Anjo Gabriel ao profeta Muhammad (que a Paz e as Bençãos de Allah estejam com ele).

Apesar da dificuldade das primeiras lições, estou totalmente encantada pela riqueza e estrutura da língua. Farei um post sobre como a  língua árabe é considerada uma das línguas falantes mais antiga do mundo e como ela influenciou vários outros idiomas como: Francês, Português e Espanhol, isso só para começar......

Alfabeto árabe:


Estou deixando dois vídeos bem interessantes. O primeiro é para lembrarmos nossa alfabetização quando estávamos ainda no jardim de infãncia. É fofíssimo, podemos ter uma correspondência entre os sons da língua inglesa com os da língua árabe. Já no segundo, além de aprendermos o som das letras, podemos verificar a direção da escrita do alfabeto. Lembrando que a escrita em árabe começa da direita para a esquerda:
Confiram, vocês vão gostar!




Conforme for aprendendo mais e conhecendo materiais interessantes virei aqui , Inshallah,dividir com  vocês!

Boa Noite,

Allah Hafiz,

Aminah


16 comentários:

  1. As Salamu Alaikum WR Wb!

    Que maravilha esses vídeos...

    Eu ando muito relaxada no árabe...

    Tem muitas coisas que já nem sei mais falar *rs

    Muito bom esses vídeos, coloca mais e mais para todas nós...

    Beijokasssss

    Maa Salamah

    Hanan Mustafa

    ResponderExcluir
  2. Waleikum Assalam mana,
    Fico feliz que tenha gostado! Pode deixar que postarei mais vídeos sim. Você já estudou árabe?
    Obrigada pela visita! Volte sempre!
    Maa Salamah
    Aminah

    ResponderExcluir
  3. Oiii linda! :) Sabes, eu ja tive aulas de arabe na mesquita eu soube o alfabeto de minusculas e maiusculas. Eu tive de deixar porque a minha cabeça nao dava conta de tudo.
    Mas gostava muito de saber mais :) Espero des umas aulas no blog, explicar aos outros ajuda a aprender tb :)
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então o alfabeto que vc aprendeu não foi o árabe, porque este não contém letras maiúsculas....

      Excluir
  4. Mia querida, seja bem vinda!!! Saudades de você, muito obrigada!
    Que legal Mia, acho que aulas presenciais são incomparavelmente melhores...rsrsr. É o meu primeiro contato com a língua, tenho dificulades mas ao mesmo tempo estou gostando muito.

    Conforme for aprendendo algo novo, irei compartilhando aqui!
    Beijinhos,
    Aminah

    ResponderExcluir
  5. Que legal....eu quero aprender árabe, não sei nada.Será que consigo aprender? Não sou mulçumana mas tenho lido muito sobre o Islã. Comprei alguns livros (05) e estou gostando bastante em conhecer a religião. Sou brasileira, sem descendencia mas nunca acreditei no catolicismo e ainda me sinto perdida, por nao crer no que a Igreja Catolica prega. Estudando o Islã estou achando coerente e clara a historia religiosa....acabo de comprar a biografia do Profeta Maomé (ainda nao chegou). Estou lendo de tudo um pouco, estou acessando site de mesquitas, blogs para conhecer melhor sua religião. É muito legal a atenção que você dão aos que não são mulçumanos....a receptividade de vocês é encantadora. Obrigada!
    Fabi - Fpolis/SC

    ResponderExcluir
  6. Passeando pelos blogs da vida esbarrei no seu!
    Nossa seu blog é lindo e cheio de informação bacana!!!
    ah, vc escreve mto bem, viu? Mto legal a sua cultura!!!
    Aproveito e te convido a ir ao meu blog, tá rolando um sorteio por lá, de um lindo Kit!! Corre!! Você vai amar!

    Mil bjinhos!!
    http://castro-pri.blogspot.com/
    @Pri_castro01

    ResponderExcluir
  7. Olá Fabi, tudo bem? Fico muito feliz com sua visita no meu blog é super bem vinda! Que Deus te abençoe nos estudos sobre Islam e te encaminhe à senda reta. Sobre livros, há um site oficial que vc faz o cadastro e recebe livros gratuitos em sua casa:
    http://www.fambras.org.br/
    O bom é que são livos ue mostram o Islam como ele realmente é. Há livros que falam da relgião, mas não são produzidos por muçulmanos e muitas vezes trazem equívocos e uma visão deturpada do Islam.
    Há uma página aqui no blog chamada "sites que amo", nestes você pode confiar porque não mentem sobre a relgiião.
    Para nós é sempre uma alegria e honra poder falar de nossa religião. Se quiser entrar em contato comigo é só escrever para aminahluiza@hotmal.com. Let's go, vamos aprender árabe, é claro que conseguirá. Aos poucos vou postando aqui sites e videos muit legais. Também há o Instituto ILAEI, já falei dele aqui, vc pode fazer um curso online da língua árabe. Mande-me um email que te passos os outros detatlhes.
    Deus te abençoe,
    Aminah

    ResponderExcluir
  8. Olá Priscilla, tudo bem? Já fui ao seu blog e estou participando do sorteio. Estou seguindo-o também. É sempre bem vinda e agora estarei acompanhando seu blog, Inshallah.
    Que Deus te abençoe.
    Tenha um ótimo dia!
    Aminah

    ResponderExcluir
  9. Minha querida!
    Fiquei mto feliz com sua resposta lá no meu blog. Eu que agradeço o carinho!!!
    Tenha um ótimo dia!!!

    http://castro-pri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Salam, Aminah!

    Mash´Allah! Continue seu estudo, persevere! Você está no rumo certo e estou muito contente por vc!!!
    Vc conhece a Maha, uma professora palestina que ensina no Youtube? Ela é ótima e bem prática.
    Gosto de livros com CDs; Também gosto de tirar dúvidas com amigos.
    Na minha opinião, a aprendizagem de um novo idioma aproxima as pessoas.

    Um abraço fraterno!

    Ah, sobre o que vc disse do Habib´s, aqui no Rio há até uma placa convidando as pessoas a visitarem a cozinha e verem a limpeza, preparo dos alimentos e etc. Pena que em sua cidade não está funcionando bem...

    ResponderExcluir
  11. Waleikum Assalam dona Flor, está sendo um desafio aprender árabe. No primeiro contato, até pensei que seria impossível, acho difícil mas estou gostando muito e super motivada. Denise, não conheço essa professora, mas vou procurar, tem alguns sites e livros que baixei na net. Há um grupo de irmãs, no skype,que estudam o árabe e o Islam. Mas é muito engraçado, elas estão avançadas, aí fico como ouvinte mesmo me acostumando com o som das letras. Já para o ano que vem, vou comprar livros com Cds...aproveitarei as férias para me dedicar mais. Em que nível você está?
    Querida irmã, um abraço carinhoso, obrigada pelas dicas.

    Aminah

    ResponderExcluir
  12. Assalamu Waleikum maninha linda, fico feliz que vc esteja tendo progressos no estudo do idioma árabe,pois é um idioma bem dificil, hehe. Eu estava empolgada estudando com o auxílio do Sheikh Smaill,mas ele foi transferido para Londrina e voltei a estaca zero :( agora terei que esperar para estudar na academia islâmica.

    bjiimm e uma ótima sexta-feira

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

    http://muslimahfashionn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Waleikum Assalam mana, saudades!! Maninha, estou super empolgada, estou feliz porque seremos colegas de turma heheeh.

    Tenha um fim de semana abençoada!!

    Aminah

    ResponderExcluir
  14. Oi, rsrsrs por incrivel que pareça.. estou apaixonada por um arabe e ele por mim.. mas infelizmente eh um amor impossivel, pq nunca o vi , eu moro aq e ele la na syria.. oq eu faço gente? tenho apenas 18 anos, nao sou da msm religiao dele e nao temos dinheiro para nos encontar. Estou deploravelmente triste

    ResponderExcluir
  15. Comecei a aprender árabe não faz muito tempo e faço exatamente o mesmo: fuço na internet o tempo todo atrás de mais conteúdo e maneiras mais fáceis de aprender. Recentemente também comecei a ter aulas por skype com um grupo chamado Preply https://preply.com/pt/%C3%A1rabe-por-skype A princípio estava na dúvida em contratar aulas por skype, mas agora recomendo muito aulas assim pois, com os professores certos, é possível aprender e praticar muito.

    ResponderExcluir

Salam Aleikum! Seja bem-vindo! Sinta-se à vontade.