Web Statistics
31 janeiro 2015

É sábado outra vez...

Salam Aleikum ( A Paz de Deus esteja com vocês)

Olá pessoal, tudo bem? Gente já é sábado novamente, como a semana passou ano-luz de velocidade ahahahah

Hoje, eu acordei na hora do almoço! Ontem, eu sai para encontrar amigos da faculdade, um grupo de amigos que estudou economia comigo. Fui dormir depois do Fajr (primeira oração islâmica- 5h:45 min). Procuramos nos encontrar uma vez , no mínimo, a cada ano! Nem sempre é possível! Tem uma pizzaria que é o nosso  'bat local' sempre nos encontramos lá, cada um fala sobre o momento em que está vivendo, família, trabalho, estudos...  Trocamos títulos de livros, filmes que assistimos, lugares que viajamos ou lemos sobre e pretendemos conhecer... É sempre maravilhoso, saber que nossa amizade permanece mesmo não nos encontrando sempre! Há um querer bem entre nós, uma alegria a cada conquista que um conta! 



Nos queremos bem! Nos queremos bem! Esse sentimento de amizade que construímos durante cinco anos, de muita pressão: provas, trabalhos, relatórios juntamente com nossa vida pessoal  problemas no trabalho, às vezes com a família, doenças, perdas... Mas estávamos sempre firmes apoiando uns aos outros para não desistirmos!  Muitas veze, saíamos do trabalho e íamos direto para a Universidade, para resolvermos exercícios juntos, estudar para provas ou até mesmo jantar ou tomar um lanche para conversar sobre amenidades e relaxar um pouco!

A Biblioteca era o "bat local" daquela época!!! 



Economia Internacional, Macroeconomia, Microeconomia e Econometria foram as disciplinas que, certamente, mais nos tiraram o sono!!! ehheheh








O bom de ir para Universidade é essa relação tão próxima que criamos com pessoas de diferentes credos, ideologias estrato social... Ali, somos todos iguais, as angústias são as mesmas e precisamos nos ajudar, nos apoiar... desse modo nasce um sentimento lindo, desinteressado chamado amizade! Muito feliz por ter reencontrado meus amigos, já marcamos mais uns três encontros para esse ano... Quando nos vemos é sempre assim, tão bom, que começamos a discutir o  porquê  de não nos esforçamos para nos ver com mais regularidade ... Sabemos, todavia, que o trabalho, os compromissos e a rotina nos impedem de encontrar com mais frequência pessoas que são queridas para nós!



São quase 17 horas  e ainda estou com a "cara" amassada, contudo,  feliz e agradecida a Deus pelos meus amigos, pela oportunidade de conhecer cada um deles e sempre aprender muito com nossos encontros!

Eu desejo um sábado delicioso para cada um! Que vocês possam aproveitar ao máximo! Afinal de contas, após uma semana inteirinha de trabalho árduo, nada melhor que curtir o tempo livre, a família e os amigos! Procure fazer coisas que os deixem felizes, coisas que façam vocês se sentirem realizados! 


Fazer nada, às vezes, é super importante também!



Até mais,

Allah Hafiz!

Aminah Luiza


29 janeiro 2015

Chove chuva, chove sem parar!

Salam Aleikum (A Paz de Deus esteja com vocês)


Boa tarde pessoal,  já estamos na Quinta-Feira- praticamente o início do Fim de Semana! Meu último fim de semana ainda de Férias! Segunda-Feira, a rotina vem com tudo novamente. In shaa Allah ( Se Deus quiser)


Eu gosto tanto de dias chuvosos, não porque estamos em pleno Verão e a temperatura elevada faz com que desejemos chuva todos os dias! Gostar de dias assim é coisa minha. Nesses dias, sinto-me tão feliz, dias assim lembram-me a infância, é um sentimento bom de plenitude, uma alegria calma, uma felicidade constante! Nada eufórico, mas calmo, sereno e constante! Esse querer bem a chuva independe se preciso acordar cedo e ir trabalhar... Eu gosto da chuva, sempre! 

Quando estou em casa, passo algum tempo observando a chuva cair, a alegria das árvores que parecem dançar de alegria sob os pingos generosos... O ar fresco que invade as narinas e todo corpo! Muitas vezes, tenho vontade de sair e caminhar na chuva, tomar banho de chuva como fazíamos quando crianças! Fico somente na vontade!!




foto 1 - Visão da chuva da minha sacada! 

Eu fico horas contemplando a chuva e agradecendo a Deus pela beleza que pode  ser vista nas pequenas coisas. Não sei se podemos classificar a chuva como algo pequeno, ao contrário,  ela  é grandiosa - sinônimo de vida! 

                                               foto 2 -Visão da chuva da minha sacada! 

Sinto-me  lisonjeada  com a visão da minha sacada, além de contemplar a chuva em toda sua Majestosa grandeza, posso ainda verificar a alegria das árvores dançando em agradecimento!

E você gosta de dias chuvosos? Quando tem tempo livre e pode escolher, o que costuma fazer em dias assim? Já tomou banho de chuva? Ainda se aventura ou é como a mim fica só na vontade?

Desejo a vocês uma tarde maravilhosa! Voltarei as minhas leituras! Nada melhor que um bom livro! Ou filme...

Estou finalizando  o livro  "Ensaio sobre a Cegueira"- José Saramago

Allah Hafiz
Aminah Luiza


28 janeiro 2015

Essencial

Salam Aleikum ( A Paz de Deus esteja com vocês)



Bom dia pessoal!

Para iniciar essa Quarta-Feira que chove deliciosamente... que tal  Mario Quintana??



 Essencial


"A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas."
                                                          






Desejo a todos um dia abençoado, que tenhamos sempre as perguntas certas!

Allah Hafiz
Aminah Luiza


27 janeiro 2015

Viver é uma aventura responsável

Salam Aleikum ( A Paz de Deus esteja com vocês)



Boa tarde pessoal, tudo bem?

Como já comentei aqui no blog, eu tenho me dedicado a leituras, digamos com mais afinco.

Em 2009 eu terminei minha segunda graduação em Ciências Econômicas pela a Universidade Estadual de Maringá- UEM. 

Foi um empreendimento que exigiu muito de mim, do meu tempo e minha capacidade intelectual! O período de 2005-2009  foi um dos mais intensos porque já passei, em termos de trabalho e estudos. Eu tinha sido convidada a trabalhar na Secretaria Municipal de Educação da minha cidade, na Coordenação de Alfabetização  do Município, juntamente com outra professora (pedagoga) amiga minha.  Foram anos de muito aprendizado profissional, anos que exigiram muitas leituras, muitos estudos e muitas produções. No mesmo ano de 2005, iniciei o curso de Economia- o qual exigiu um esforço descomunal.

Foram anos desafiadores, o trabalho e estudo foram tão intensos que afetaram minha saúde. Nos dois últimos anos do curso (2008-2009) eu estava completamente abatida, enxaquecas constantes, fibromialgia abalada e  com olheiras que eu cheguei a pensar que nunca mais  me livraria. A capacidade  intelectual ficou expressivamente abalada.




Quando terminei o curso, ano de 2010, comecei a trabalhar intensamente, o dia todo na escola e à noite como tutora do Curso de Administração- modalidade EAD- da  mesma Universidade. Não quis ficar longe da área de conhecimento da recente graduação. E naquele mesmo ano, iniciei uma Especialização em Gestão Pública. Aí sim, minha saúde piorou drasticamente, precisei de medicamento e me ausentar do trabalho. Tive um momento de estafa mental.

A partir de então, me dediquei mais ao trabalho - o que não exige nenhum esforço intelectual- mas esforço físico e emocional. Quem é professor sabe exatamente do que falo. Principalmente quando se é professor da esfera pública.

Desde o ano passado eu iniciei um processo autoavaliação. Olhar mais para mim, para minhas prioridades e o que  me faz sentir plena e feliz.  Aos poucos, bem aos poucos, comecei a cuidar da saúde, exercitar o autocontrole - não deixar que coisas do trabalho- às que não posso mudar- afetassem meu equilíbrio emocional e intelectual. Confesso que ainda estou nesse processo.




Graças a Deus, eu estou me reencontrando novamente, ressignificando meu mundo!


Sinto a necessidade de  entender essa realidade tão assustadora e esse futuro que se mostra cada vez mais incerto.  Estudar o porquê das coisas, entender o porquê de esse mundo estar tão esquisito me faz sentir bem! 





Minhas leituras têm girado em torno dessas questões; temas sobre filosofia e sociologia são as pautas do momento e como  já disse o sábio e saudoso escritor Saramago;

                               " Para se chegar ao centro, há que se dar a volta toda"
 ( José Saramago)





Sinto que é exatamente isso que estou tentando fazer, ler, buscar respostas (se é que elas existem) e viver e ser feliz com que é possível! Porque eu acredito que felicidade plena não faz parte desse mundo! 




Talvez a utopia desse mundo seja querer alcançar essa tal Felicidade Plena! Esta que se distancia cada vez que damos um passo em sua direção - Ela existe somente para nos fazer caminhar e continuar e não desistir jamais.

" A utopia está la no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar," 
      (Fernando Birri, narrado por Eduardo Galeano)




Sei que o post está um tanto longo e cheio de inquietações novamente! Todavia, estou feliz pelas leituras por tentar entender essa angústia que está sempre presente em nós, nunca descansamos, nunca nos satisfazemos, parece que está sempre faltando alguma coisa!

                                Somos seres humanos -  logo, somos angustiados!!!!

Essa é a lição que tirei das últimas leituras, em outro momento posso deixar referências e ser mais precisa sobre os filósofos que se dedicaram a nos entender.




No momento, estou apenas divagando sobre temas complexos.Confesso que entender um pouco sobre a complexidade  de ser livre,  de poder fazer escolhas e ter livre arbítrio  aquieta um pouco minha alma questionadora!




Desejo a todos uma tarde ótima,
Allah Hafiz,
Aminah Luiza








26 janeiro 2015

Hoje é outro dia

Salam Aleikum ( A Paz de Deus esteja com Vocês)


Olá Pessoal, mais uma semana se inicia ... a chuva da noite passada já deixou saudades!
Segunda-Feira nublada, mas muito quente! Aguardando chuva abundante!



Hoje é outro Dia
(Mario Quintana)





Quando abro cada manhã a janela do meu quarto. 
É como se abrisse o mesmo livro
Numa página nova...



Desejo a todos um abençoado dia e inicio de semana! Lembrando que cada dia nos é dado uma oportunidade de recomeçar, de ser feliz e de fazer as coisas certas e, ainda, fazer as coisas darem certo!!

Allah Hafiz,

Aminah Luiza




A chuva chove timidamente

Salam Aleikum

Olá Pessoas lindas, tudo bem?

Começando mais uma semana, Graças a Deus.

Chuva lá fora, melhor impossível!

O dia de domingo foi de calor intenso, a chuva até que insistiu mas foi vencida pelo Sol que não quis deixar seu posto.... somente permitiu a presença da Chuva quando não pode resistir ao anoitecer! 

Engraçado que nesse horário de Verão tem-se a impressão que o Sol nunca quer dar lugar à Lua!  Às vezes tenho a impressão que Sol e Lua querem disputar espaço no Céu!

Acontece que anoiteceu, o sol se foi e a " chuva choveu"...



Eu gosto de dias de chuva como também gosto de dias ensolarados! Como diz Fernando Pessoa, todos têm sua beleza:







Um Dia de Chuva
Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol;
Ambos existem: cada um como é;
(Alberto Caeiro)




Eu espero que chova a noite toda e o dia inteiro!!!

Allah Hafiz
Aminah Luiza


25 janeiro 2015

Poemas são sempre inspiradores!


Salam Aleikum  ( A Paz de Deus esteja com vocês)

Olá pessoal, tudo bem? 

Para esse domingo ora ensolarado ora nublado, mas insistentemente quente, um poema!


Não digas onde acaba o dia.

Onde começa a noite.
Não fales palavras vãs.
As palavras do mundo.




Não digas onde começa a Terra,

Onde termina o céu
Não digas até onde és tu.
Não digas desde onde és Deus





.
Não fales palavras vãs.
Desfaze-te da vaidade triste de falar.
Pensa, completamente silencioso,
Até a glória de ficar silencioso,
Sem pensar
(Cecília Meireles)


Desejos a todos um abençoado domingo!

Allah Hafiz,
Aminah Luiza

.


24 janeiro 2015

E para a noite de sábado, cineminha em casa! Adoro.

Salam Aleikum ( Que a Paz de Deus esteja com vocês)

Olá pessoal, tudo bem? Pois é,  hoje, sábado, foi um dia lindo e ensolarado. Estive o dia todo em casa, cuidado dos afazeres e tal.

Estava pesquisando alguns títulos de livros em livrarias virtuais, ouvi músicas... a onda do momento é a banda Coldplay (todos os dias escuto uma seleção. no mínimo umas três vezes). Para certas coisas eu acho que sofro o que chamam de "compulsão" ahahahah

A  noite está muito quente, talvez chova, talvez não! Também decidi ficar em casa e assistir a um filme, um maravilhoso filme para ser precisa!

"As pontes de Madison" (1995) é aquele tipo de filme que você assiste e fica lembrando por dias e dias...  você quer assistir novamente... você volta a cena para apreciar mais uma vez a emoção e o diálogo dos personagens.

Simplesmente  adoro esse filme! Acho que será a terceira ou quarta vez que o assisto. Super recomendo!!!

O filme é dirigido por Clint Estawood que também atua no filme como personagem principal e par romântico de Meryl Streep) 





As pontes de Madison conta a história de Francesca (Meryl Streep) -dona de casa, esposa e mãe dedicada- e o simpático e atencioso fotógrafo  Robert Kincaid (Eastwood). 

O romance vivido por eles acontece na pacata cidade de Madison  (período de quatro dias em que o marido e filhos viajam) e  faz com que Francesca questione seu casamento! O romance é tão intenso que definitivamente marcará toda sua vida. 

Os diálogos entre os dois, o sentimento sincero talvez seja um dos aspectos de grandiosidade do filme!

Francesca precisa tomar uma decisão que definirá toda sua vida!

Vale a pena conferir!

Para assistir ao filme online click no link abaixo e em seguida digite o nome do filme!  Nesse site você pode encontrar vários filmes online  "for free" que não estão disponíveis no Youtube. O legal desse site é que não precisa se cadastrar. Super prático!


Esse segundo link já redireciona para o filme!




                        "Parece que tudo que fiz na minha vida, foi para chegar até você"
                                                               (As pontes de Madison)



                               "Eu não quero precisar de você...porque não posso ter você."
                                                                      (As pontes de Madison)


   
   "Os sonhos são bons por terem existido, independente de terem sido realizados"
                                                   (As pontes de Madison)

                               
                                       Percebi que o amor não segue expectativas"
                                                         (As pontes de Madison)


E aí pessoal? Gostaram da dica? Se resolverem assistir, sinta-se a vontade para comentar!


Allah Hafiz,
Boa Noite!
Aminah Luiza


Consciência Pós-Moderna?

Salam Aleikum

Olá Pessoal, tudo bem? Pois é mais um fim de semana chegou! Como estou de Férias ainda, todos os dias têm sido  como "fins" de Semana!

Tem coisa melhor do que Férias? Não, certamente! Eu tenho aproveitado cada dia, todos os instantes. Costumo dizer, que tirei Férias do mundo! Nessa última semana que  encontrei algumas amigas,  na próxima encontrarei outros grupos de amigas ( In shaa Allah)....Nessas duas últimas semanas que dei o " ar da graça" e aceitei convites para rever os amigos... Estava hibernando em pleno Verão!!!!

Vocês devem estar curiosos para saber o que faço tanto nessas Férias que ao menos me dou ao trabalho  de visitar os amigos. A resposta é: "nada", simplesmente "nada". Certamente, cuido da minha casa, de mim e dos afazeres, Faço somente o que é necessário e não pode deixar de ser feito! 

Não tenho compromisso com as horas, relógio etc, etc. Estou livre como um pássaro! Egoísta ao nível elevado em termos de "Tempo só Meu" ahahahah

Exageros  à parte, aproveitei para ler, estudar alguns temas... Descobri um sociólogo e estou super interessada em ler a  sua obra. Já comprei um livro, fiz download de outro que está disponível na Web e agora acabei de  assistir a um vídeo, no Youtube, de 45 minutos sobre  conceitos de Modernidade e Pós- Modernidade.




Eu sei que sou uma figura para algumas coisas. Por exemplo, eu tenho verdadeira fixação pelos comentários abaixo dos vídeos...geralmente leio todos! Antes de assistir a um vídeo, filme, ou ler um livro tenho a  necessidade de saber a opinião de quem já leu, assistiu ou tem experiência no assunto...coisa minha...até vídeos de música eu fico lendo o comentário das pessoas  ehehehe. 
Cada "louco" com sua mania, não é mesmo? Desse modo, além de assistir ao vídeo duas vezes, li a todos os comentários. 

Antes que me perguntem o porquê de assistir ao vídeo duas vezes, tenho boas razões:  A primeira para me certificar do assunto e a segunda para fazer anotações. Serão válidas para futuras leituras- achei  a discussão do vídeo muito interessante !!!!

Zygmund Bauman é um sociólogo polonês que estou fascinada  para conhecer a obra; Livros como "Amor Líquido" e "Modernidade Líquida" são as próximas leituras ( estou terminando de um ler um do Saramago - depois comentarei sobre- e já começarei a ler Bauman). Este sociólogo é quem me motivou a assistir ao vídeo do professor e filósofo Felipe Pondé. Estou tão ansiosa para começar a ler as obras  de Zygmund que não me contive em pesquisar um pouco sobre seu pensamento.

 Segue o link do vídeo para você quiser assistir e se desejar ler os comentários também eheheheh



Vou elencar abaixo algumas frases de feito que adorei:

  • o ser humano é uma animal sem solução... Estamos anos-luz da ideia de solução, todavia, ter essa consciência significa que somos inteligentes!
  • O ser humano é marcado pela angústia! Parece sempre que tem algo de  errado com ele!


Pós - Modernidade?
  •  É o despertar maldito de um sonho colorido! 


“ Vivemos como se estivéssemos sobre uma fina casca de gelo, se pararmos ela racha.”
(Emerson 1803-1882)

 “Atravessamos o inverno e a casca é fina, se andarmos devagar o chão racha.”
(Bauman,1989)

Diagnóstico Fundamental do período em que vivemos- "não podemos andar devagar  e resolver as coisas, se andarmos devagar o chão racha e morremos" (Felipe Pondé- 2011).


Angústia Pós-Moderna; Ser livre!
Sou livre, somente preciso obedecer a lei do Mercado!

Pessoal, tem muitas e muitas outras frases, metáforas e referências a filósofos, sociólogos; Para mim, foi  muito enriquecedor até porque estou bem distante de certas leituras e pude ter muitas referências para  leituras futras!

Para entender os livros de Bauman parecer ser necessário percorrer todo o complexo conceito de Pós-Modernidade e a morte da Modernidade!

O dia está amanhecendo! 
Bom dia! Allah Hafiz!
Aminah Luiza




19 janeiro 2015

Será que o "Matrix" é aqui e agora?

Salam Aleikum wa rahmatullahi wa barakatuh ( Que Paz, as Bênçãos e Misericórdia de Deus estejam com vocês)

O Blog está sendo repaginado como já havia comunicado à vocês. Esse post está pronto desde  o dia Primeiro desse Ano... mas deixei em rascunho... Resolvi publicar porque as ideias  estão se distanciando  de quando o escrevi.... As impressões contidas nele são da Virada do Ano!!!!

...
Olá meus queridos, tudo bem?

Estou um tanto pensativa! Acabei de ler um texto sobre  uma possível  Terceira Guerra Mundial, do renomado  sociólogo português, Boaventura de Souza Santos, o qual respeito muito e já tive a oportunidade de ler  alguns livros.  Santos discute questões muito relevantes do atual cenário internacional, precisamente os conflitos que envolvem Rússia, China e Ucrânia.

O texto pode ser lido na íntegra  aqui:
 http://cartamaior.com.br/?/Coluna/A-Terceira-Guerra-Mundial-/32494

Não quero discutir o texto em si, até porque não tenho no momento subsídios teóricos suficientes  para qualquer tipo de análise ou discussão sem cair no "achismo".

A questão é que somos extremamente carentes de leitura do que ocorre no mundo.  O senso-comum nos engole  e fica cada vez mais difícil entendermos o que acontece ao redor do mundo e até mesmo a nossa volta! Costumo dizer para meus alunos que estamos tão alheios à verdade como no filme "Matrix". Existe um mundo paralelo acessível a poucos! Nem saberia dizer se gostaria de ter acesso ao mesmo!!!!

Estou a refletir  sobre o processo de alienação que o trabalho nos submete. Isto é, alienação própria e coerente ao modo em que o trabalho está organizado no modelo de produção atual.

Assustador é que trabalho em uma escola,  local  em que o conhecimento deveria ser exaltado todos os dias! Contrariamente, a carga-horária escolar, a (des) organização do Sistema Público de Ensino impede qualquer possibilidade de criação! Há um processo de "embotamento intelectual" que só percebemos quando nos afastamos do chão da escola e passamos a ler para além dos currículos escolares.

Minha frustração foi ler um texto com assuntos que eu realmente gosto  e tenho afinidades e não ter condições teóricas para qualquer tipo de argumentação relevante! Não que eu tenha que ter uma opinião formada ou um posicionamento, mas no mínimo deveria ter argumentações para confrontar as ideias apresentadas pelo autor...

Mais uma vez   reafirmei a mim mesma a necessidade de reduzir a carga horária e voltar às leituras que são realmente relevantes e extremamente necessárias. Afinal de contas no futuro (um pouco distante, vamos combinar) quero fazer Mestrado em Economia, voltado, talvez, para Relações Internacionais; temas que sempre sempre foram minha paixão!!!!

 Mas essa questão do mestrado é  uma outra história, para um outro post!!!

A verdade é que estou me sentindo um tanto frustrada!  Todos afirmam que estamos na "Era da Informação" e o Conhecimento, aonde está?

De que adianta as informações "pipocarem" para todo lado se não temos o Conhecimento suficiente para selecioná-las, analisá-las e entendê-las?

A falta de Conhecimento é o  maior impasse nessa "Era da Informação".







Desejo imensamente que o Conhecimento passa a ser exaltado todos os dias!

Boa Noite,

Aminah Luiza