Web Statistics
07 fevereiro 2015

Greve dos professores no Estado do Paraná

Salam Aleikum ( A Paz de Deus esteja com vocês)


Olá pessoal, hoje, pela manhã, houve uma Assembleia, na cidade de Guarapuava- Pr,  que contou com sete mil educadores de todo o Estado. Nessa Assembleia por unanimidade foi decretado greve por tempo indeterminado, a partir de Segunda-Feira (dia 09).

Para nós professores, o clima estava bastante tenso semana passada, corte de funcionários, corte de direitos e retirada de benefícios como o vale-transporte! Sem contar que nosso 1/3 de Férias não foi pago.  

Não tem como pensar em qualidade da Educação sem valorização profissional que engloba não só salário, mais melhorias nas condições de trabalho (estrutura física, equipamentos, redução de número de alunos em sala, etc, etc e um salário digno para que os professores não precisem  trabalhar 60 horas semanais para serem  capazes de honrar seus compromissos ao fim de cada mês). Digo a vocês,  40 horas na escola está sendo cada vez mais sufocante (local de barulho e pouca disciplina, em que  não é possível realizar um trabalho de excelência e impera a sensação  constante de improdutividade e impotência diante de tantas demandas que extrapolam o ensinar!

 Aí vem a pergunta, o tempo para leituras, para cursos de aperfeiçoamento, para ir ao teatro, cinema e ficar por dentro do que acontece?? Não é brincadeira não, somos um livro para nossos alunos e que tipo de leituras eles estão lendo? Como podemos formar leitores se nós, professores, somos carentes de leitura porque livros bons são muito caros! Digo, livros bons!!!!



Não é novidade para ninguém que a Educação do Brasil é (desde que houve a democratização do ensino e os filhos de trabalhadores tiveram acesso à escola) extremamente caótica, especialmente a Educação Pública. Agora no Paraná além de trabalharmos em não recebermos o governo ainda vem  com um " pacote de cortes"...

Espero que as negociações sejam feitas o quanto rápido e possamos voltar ao trabalho, importantíssimo trabalho que é o de Ensinar, formar sujeitos com um mínimo de qualidade porque se quisermos um futuro melhor para todos, precisamos além de ensinar conteúdos específicos de casa área do conhecimento, temos ainda a missão de formar sujeitos, para serem "pessoas boas" e saibam ser generosos para com o Futuro, para com o próximo, enfim para com  a humanidade!


Pois como afirma Albert Camus: 


                   " a verdadeira generosidade para com o futuro, consiste em dar tudo ao presente."

Em termos de educação e conhecimento, o que temos dado ao presente? O que esperar do futuro???
Precisamos pensar! Precisamos pensar!!!

Allah Hafiz,

Aminah Luiza


0 comentários:

Postar um comentário

Salam Aleikum! Seja bem-vindo! Sinta-se à vontade.